Aproximar as pessoas da natureza por meio de atividades socioeducativas é um dos objetivos do Dia Verde. Este projeto incentiva a valorização da economia criativa por meio de palestras, ações sociais e comercialização de produtos que priorizem o consumo consciente.
O Dia Verde aconteceu ontem domingo (11), das 15h às 20h, na Usina Cultural Energisa. A entrada foi gratuita De acordo com a engenheira florestal Isabella Steuer, o projeto visou promover eventos que valorizem a economia criativa de produtores locais. “Eu também sou artesã e sentia necessidade de ampliar o segmento de maneira diferenciada, não oferecer mais um serviço de comercialização, e sim, criar um projeto que reunisse diversas atividades interligadas”, afirmou.
O Dia Verde desenvolveu ações baseadas em três valores transversais: ambiental, social e econômico. O ambiental estimulou a mudança de hábitos com práticas pedagógicas interdisciplinares, a fim de sensibilizar a população sobre a importância de promover atitudes ecológicas de modo individual e coletivo. Entre as atividades do evento houve uma palestra sobre o meio ambiente, venda de plantas e hortaliças para o cultivo caseiro.
Entre as ações sociais esteve duas palestras significativas: a primeira ofereceu dicas de como ter uma horta em casa, como forma de estimular uma alimentação saudável e equilibrada através do consumo de hortaliças livres de produtos químicos. Já a segunda palestra se referiu à nutrição funcional na saúde intestinal. As crianças também vão ter um momento de recreação com pintura e escultura de balão.
Outra ação social foi o incentivo para adoção de animais, com a vermifugação e higienização bucal para todos os animais adotados.
Redação