EXCLUSIVO: Nomeado presidente da Caixa, paraibano terá que tornar o banco protagonista das políticas de governo

PUBLICIDADE

Servidor de carreira da Caixa Econômica Econômica Federal, o paraibano de Lagoa de Dentro, Carlos Vieira Fernandes, terá um papel imprescindível nas articulações para garantir a paz entre o “centrão” e o Governo Federal. Carlos Vieira foi nomeado ontem, quinta-feira (25), como novo presidente no banco, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cedeu à pressão do bloco. Ele substitui a economista Rita Serrano que foi demitida da instituição.

Logo após o Palácio do Planalto confirmar a nomeação de Carlos Vieira, o economista falou com o PB Agora, e disse que estava agradecido pela ascensão à presidência da Caixa, e que iria procurar dar o máximo para corresponder `a confiança do presidente Lula. Ele disse que uma conjunção de fatores o levou à indicação.

“Muito feliz. Agradecido a todos pela força. Agora é trabalhar” disse Carlos.
A frente da Caixa, Carlos Vieira será responsável por dirigir, supervisionar, coordenar e controlar as atividades e a política do banco. Um dos desafios do paraibano e tonar a Caixa protagonista das políticas do governo, mas sem perder foco na rentabilidade, além de modernizar ainda mais o banco.

Principal banco no crédito imobiliário no país, a Caixa Econômica Federal Principal banco no crédito imobiliário no país, a Caixa Econômica Federal fechou o primeiro semestre com lucro líquido de R$ 4,5 bilhões, resultado 3,2% maior que nos seis primeiros meses do ano passado. Apenas no segundo trimestre (abril a junho), a instituição lucrou R$ 2,6 bilhões, com alta de 40,9% sobre o mesmo período de 2022. O valor representa um aumento de 40,9% em relação ao mesmo período em 2022.

Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Carlos Antônio Vieira Fernandes, um servidor público do órgão, foi indicado ao cargo de presidente da Caixa pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um dos principais líderes do centrão. Essa indicação parece ter atuado como um gesto de aproximação entre o Executivo e o centrão.

Carlos Antônio é graduado em estudos sociais pela Faculdade de Ciências Filosóficas e Letras de Guarabira, com MBAs em finanças empresariais pela FGV, executivo internacional pelo Instituto Amana-Key, comércio externo pela Universidade Católica de Brasília e estratégias empresariais pelo Centro Universitário de João Pessoa.

Paraibano, Carlos Vieira é ex-diretor da Funcef, o fundo de pensão da Caixa. Atuou no cargo de 2016 a 2019. É funcionário de carreira da Caixa desde 1982.

Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), foi secretário-executivo e diretor de desenvolvimento institucional do Ministério das Cidades, que estava sob o comando de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Arthur Lira.
A experiência o levou a exercer a mesma função na pasta da Integração Nacional, em 2015 quando Gilberto Occhi (PP) foi para o cargo. Na gestão do ex-presidente Michel Temer, Carlos presidiu o Conselho da Fundação Federal de Economia (FUNCEF), com duração de aproximadamente três anos.

No ano passado, ele assumiu a direção do Banco de Brasília, BRB Financeira.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já havia afirmado que o comando da Caixa estava na negociação para ampliar a base parlamentar do Palácio do Planalto.


Com a nomeação de Carlos Vieira para a presidência da Caixa Econômica, a Paraíba conseguiu emplacar dois paraibanos no principal cargo das duas principais instituições bancárias do País. Isso porque, o Banco do Brasil também é comandado por uma paraibana de Campina Grande, a economista, Tarciana Medeiros.

Severino Lopes
PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba quase quadruplica, em números absolutos, volume de investimentos com recursos próprios

Com a manutenção da gestão fiscal equilibrada, o Governo da Paraíba expandiu em 268% o…

24 de setembro de 2024

Justiça revoga prisão preventiva de Gusttavo Lima em investigação por lavagem de dinheiro

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogou, nesta terça-feira (24), a prisão preventiva do…

24 de setembro de 2024

TRE-PB mantém indeferimento de candidatura de Joselito Germano a vereador de Campina Grande

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e manteve…

24 de setembro de 2024

Paraíba ocupa 3º lugar no país em denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2024

Práticas de coação, intimidação ou ameaça a trabalhadores A menos de 15 dias para as…

24 de setembro de 2024

Polícia Civil prende no Rangel suspeito de envolvimento em três homicídios em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes contra a Pessoa (DCCPES)…

24 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox divulga nesta quarta-feira (25) números da disputa eleitoral na cidade de Tenório

A mais nova pesquisa eleitoral sobre a corrida pela prefeitura de Tenório será divulgada nesta…

24 de setembro de 2024