No primeiro trimestre de 2012, o setor de TV por assinatura teve um faturamento de R$ 5,4 bilhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). De acordo com a entidade, o número representa uma alta de 38% na comparação com o mesmo período de 2011. A ABTA também observa que o faturamento ultrapassou os R$ 4,2 bilhões em receita da TV aberta nesse primeiro trimestre.
Como a TV aberta tem receitas por meio de publicidade, o que na TV paga representa apenas 5% do faturamento, a ABTA chama a atenção para o crescimento nas assinaturas. Hoje são 14,5 milhões de assinantes segundo os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A expectativa é que até o fim do ano a base chegue a 16 milhões. Cada residência, segundo a instituição, tem pelo menos 3 pessoas que assistem TV por assinatura, o que equivale a quase 50 milhões de pessoas no Brasil.
"Com a possibilidade de novos entrantes no mercado, vemos um mercado em franco crescimento", disse o presidente da ABTA, Alexandre Annemberg.
Desde março, a Anatel abriu o mercado da TV por assinatura à entrada das operadoras de telefonia e outros players, como os pequenos provedores de internet.
Valor Econômico
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