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Fim de ano: 87,25% dos paraibanos pretendem presentear neste Natal

 Com a chegada do fim de ano, o comércio paraibano já enfeita as vitrines e se prepara para a chegada do período de maior movimento no setor: as vendas de Natal. Neste ano, os empresários estão otimistas, já que 87,25% dos paraibanos pretendem presentear parentes e amigos. O dado é do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP), e aponta um resultado 5,51 pontos percentuais maior que o registrado no ano passado, quando a intenção de compras foi de 81,74%.

 

“Estes dados têm como objetivo transmitir aos empresários da Região Metropolitana de João Pessoa informações que possam contribuir para alavancar as vendas neste Natal, fazendo com que eles organizem seus estoques e criem estratégias para atender a demanda, que comumente cresce no período”, destacou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba, Marconi Medeiros. A pesquisa completa está disponível no site www.fecomercio-pb.com.br.

De acordo com a pesquisa, 36,28% dos entrevistados afirmaram a pretensão de gastar uma quantia semelhante à de 2013, enquanto 33,23% pretendem gastar mais. No total, o valor de gasto médio estimado (incluídos os gastos com presentes e compras pessoais) deve ficar em torno de R$392,04 reais. No entanto, a maior parte dos consumidores (30,70%) pretende gastar entre 101 e 250 reais.

 

Entre os produtos citados, vestuário lidera a intenção de compras, com 83,59% de preferência, seguido pelos calçados (38,30%), brinquedos (20,67%), perfumes (13,68%) e eletrodomésticos / eletroeletrônicos (10,33%). Neste último item, os mais citados foram: smartphone / celular (35,29%), televisores (14,71%), microondas (11,76%) e videogame, refrigerador e máquina de lavar roupas, com 8,82% cada. Ainda aparecem na intenção de compras joias e bijuterias, com 7,29%, pequenos presentes (5,78%), livros (5,17%), artigos de couro (3,95%) e cosmético (2,74%). Entre os presentes que os entrevistados gostariam de ganhar está vestuário (26,5%), seguido por eletrodoméstico / eletroeletrônico (15,00%).Destes, os destaques ficaram por conta de: smartphones/celulares (41,67%), computador/notebook (15,00%), refrigerador (13,33) e televisor (11,67%). Os calçados foram citados por 10,50%, e os perfumes,por 8,50%.

Neste Natal, a maior parte dos entrevistados irá presentear os cônjuges ou namorados com um percentual de 51,79%, em seguida os filhos (40,73%). As mães aparecem em terceiro lugar, com um percentual de 25,08%, seguido pelos amigos (16,41%). A indicação de presentes para os pais ficou na quinta posição com um percentual de 10,94% do total de entrevistados. Vale ressaltar que entre os homens, a maior parte (59,09%) pretende presentear as namoradas/cônjuges. Enquanto que, entre as mulheres, os filhos receberam as maiores indicações de presentes (45,71%).

Mais uma vez, os shoppings centers serão os locais preferidos para a escolha dos presentes, com 76,29% das intenções de compra. As lojas do Centro da cidade serão escolhidas por 60,79% dos entrevistados, e o comércio online registrou 17,33% das intenções de compra. Como forma de pagamento, 56,23% pretende comprar a prazo, sendo 97,84% deste total no cartão de crédito. Os pagamentos à vista, diretamente relacionados aos descontos oferecidos pelos lojistas, representam 43,77% das intenções, com 81,25% efetuado em espécie. Vale ressaltar, ainda, que 78,42% dos entrevistados realizarão as compras no mês de dezembro, sendo 19,45% na semana do natal. 19,15% dos consumidores pretendem se antecipar, e iniciar as compras ainda no mês de novembro, e 2,13% realizarão as compras apenas no período de liquidações em janeiro.

Décimo Terceiro Salário

A pesquisa oferece, ainda, uma informação importante sobre o destino que os consumidores pretendem dar ao décimo terceiro salário este ano.A maioria dos respondentes (57,79%) afirmou que pretende utilizar tal recurso nas compras de final de ano, seguidos pelos que planejam usá-lo no pagamento de dívidas (45,63%) e poupar ou economizar (37,26%).

Perfil do consumidor

Dos 400 consumidores entrevistados, 50,50% são do sexo feminino, e 49.50% do sexo masculino. Em relação ao estado civil, casados ou que mantém uma relação estável aparecem com o maior número (43,00%), seguido pelos solteiros, com 41,00% do total. Respondentes com idade entre 21 a 26 anos representam a maior parte dos entrevistados, com um percentual de 22,50%, seguidos pela faixa de 27 a 32 anos (19,25%).

 

O menor número de entrevistados (3,75%) tinha idade entre 18 e 20 anos. Em relação à faixa de renda, o maior número de entrevistados (34,25%) possuía rendimento entre R$725,00 a R$1.448,00, seguida pelos respondentes cujo rendimento se situa entre R$1.449,00 a R$2.896,00, representando 19,75%. É importante citar um percentual de 14,75% de respondentes que afirmaram não possuir renda (pessoas que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, desempregados, dependentes financeiros do cônjuge ou estudantes).

Com relação à escolaridade dos consumidores, a maior parte (40,75%) possui o ensino médio completo, seguidopelos respondentes que ainda estão cursando o nível superior (26,50%). Entrevistados com nível superior completo aparecem em seguida, com um percentual de 24,75%. Já os entrevistados que possuíam o nível fundamental completo representaram 4,00% do universo entrevistado.

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados com cerca de 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, durante o período de 23 de outubro a 4 de novembro de 2014. A metodologia utilizada para escolha total da amostra apresenta um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 4,89%.

 

Ascom

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