Categorias: Economia

Gás natural sofre reajuste de 6,78% na Paraíba

PUBLICIDADE

 Os consumidores vão pagar mais caro pelo gás natural distribuído pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás). O reajuste médio sobre o preço do combustível será de 6,78%, com previsão de entrar em vigor a partir do dia 24 de junho em todo o Estado. O aumento se deve a um reajuste de 8,12% praticado pela Petrobras, que é a supridora do gás natural.

A decisão de aumentar o valor foi tomada em uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (11), na sede da PBGás, onde foram definidos, por segmentos, os percentuais de aumentos tarifários do gás natural comercializado pela Companhia.

O aumento médio foi de 6,78% em reais por metro cúbico (R$/m³), em sete segmentos, sendo de 6,28% na tarifa do gás natural industrial, 5,98% no residencial e 5,62% no comercial. Para quem usa Gás Natural Veicular (GNV), o aumento vai ser ainda maior, de 7,08%. O Gás Natural Comprimido (GNC) também teve reajuste, sendo o mais alto, de 8,51%. E de 7,17% no gás Energético de Baixo Valor Agregado (EBVA) e 5,96% de geração distribuída.

De acordo com o gerente de orçamento e regulação da PBGás, Milton Ricardo, o reajuste é apenas um repasse do aumento do custo do gás promovido pela Petrobras no dia 1º de junho deste ano. "Esses números são reflexos do aumento do custo do gás pela supridora, e não um aumento de margem ou elevação de tarifas pela PBGás", ressaltou.

O preço de venda de gás pela Petrobras acumulou um reajuste de 7,85%, no período de fevereiro de 2011 até o final do ano passado, e a PBGás repassou apenas 3,19% para os consumidores. Já agora em maio, a Petrobras reajustou, de uma só vez, 8,12%. "Esse ano é o primeiro reajuste feito pela supridora e a PBGás está repassando 6,78%", explicou Milton Ricardo.

 


Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Citado por João como possível sucessor no Governo, Lucas Ribeiro agradece à confiança do governador: “Muito gratificante”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…

15 de janeiro de 2025

Wilson Filho rechaça críticas de Pedro ao governo João e dispara: “A família dele teve oportunidade de fazer e não fez 10%”

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, respondeu às críticas feitas pelo ex-deputado federal…

15 de janeiro de 2025

Monte Horebe na Paraíba é cidade do Brasil com mais emendas por habitante

Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…

15 de janeiro de 2025

Mais 42 postos de combustíveis não notificados em JP por aumento no preço da gasolina

A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…

15 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo se afasta da disputa pela presidência do PT da Paraíba e cobra fim da “guerra interna” dentro do partido

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…

15 de janeiro de 2025

Governo Federal garante que não cobra ‘taxa ambiental’ de carros com mais de 20 anos

É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…

15 de janeiro de 2025