O Google anunciou nesta terça-feira (30) que vai passar a mostrar vagas de emprego direto no resultado das buscas. O recurso começa a ser liberado esta semana em países da América Latina, incluindo o Brasil. A novidade chega primeiro ao site de buscas no navegador para PC e no Google app para Android.
A ideia é tornar mais fácil a vida de quem procura uma oportunidade de trabalho pela Internet. Com o novo recurso, o resultado das buscas vai listar as oportunidades de acordo com o termo pesquisado, informando quando a vaga foi inserida e com a possibilidade de filtrar por localização.
Inicialmente, as oportunidades listadas virão do LinkedIn, Empregos.com.br, OLX, Trampos.co e Vagas.com.br. O buscador vai passar a mostrar assim que elas forem postadas, oferecendo ao usuário a oportunidade de tomar conhecimento de forma mais rápida, ao pesquisar a vaga direto pelo Google. Também será possível criar alertas, para receber a notificação de novas oportunidades por e-mail.
O usuário poderá fazer buscas genéricas como “trabalhos perto de mim” ou pesquisar uma oportunidade específica como “mecânico no Rio de Janeiro”, por exemplo. O resultado vai incluir além da descrição da vaga, informações adicionais como o perfil da empresa e em alguns casos até a avaliação e classificações do empregador – esses dados virão de sites especializados, como o Love Mondays.
Entre as opções de filtro está a distância do local de trabalho. Se o usuário estiver logado com sua conta do Google, algumas vagas podem informar até mesmo quanto tempo demoraria o trajeto de casa até a empresa.
A função foi lançada primeiro nos Estados Unidos, em julho de 2017. De acordo com o Google, no período de testes, houve um aumento de 60% de empregadores mostrando suas vagas na busca. O Google lançou as diretrizes para que outros sites de emprego também possam inserir as oportunidades cadastradas direto nos resultados das pesquisas.
Até o fechamento desta matéria, as informações sobre as vagas ainda não apareciam no resultados do Google no navegador para Web nem no aplicativo para Android. A função deve chegar para todos os usuários dentro das próximas semanas. O Google não informou quando o recurso chega para o aplicativo para iPhone (iOS).
Tech Tudo
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…
O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério…
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Priscilla foi atingida por um ônibus no momento em que atravessava uma avenida em uma…
A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) divulgou o Calendário de Licenciamento…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…