Governo do Estado reduz reajuste da passagem de transporte intermunicipal para 4,87%

PUBLICIDADE

Para manter o benefício fiscal concedido para as empresas de transporte intermunicipais, o Governo da Paraíba determinou que o reajuste da tarifa de transporte entre os municípios não poderá ultrapassar o índice oficial da inflação dos últimos doze meses, que é medido pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com essa decisão, o preço das passagens intermunicipais deverá ser atualizado em 4,87%, a partir de 1º de janeiro de 2025 – que é o índice do IPCA dos últimos doze meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024) –, em vez dos 6,1%, que havia sido publicado no Diário Oficial do Estado.

O acordo foi firmado nesta segunda-feira (30) pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, e o superintendente do DER, Carlos Pereira, com a direção da Associação dos Transportes Intermunicipais do Estado.

“O objetivo fundamental da medida de reduzir o reajuste da passagem intermunicipal e de assegurar os benefícios às empresas de transporte intermunicipal é manter o preço da passagem mais acessível à população do Estado da Paraíba,” revelou o secretário da Fazenda.

Além do repasse apenas da inflação do período (4,87%), que ficou abaixo das planilhas de custo enviadas pelas empresas e aprovadas pelo Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) em 6,1%, houve também um acordo com a associação das empresas para renovação de 15% da frota dos ônibus em circulação.

Em contrapartida ao reajuste apenas da inflação, as empresas de transporte de passageiro intermunicipal terão a redução em 50% sobre a carga tributária do ICMS incidente sobre o óleo diesel, adquirido por essas empresas, além da isenção do ICMS dessas empresas.

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, informou que serão publicados novos decretos no Diário Oficial do Estado da próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2025, tanto com o reajuste menor (4,87%) para as empresas de transporte intermunicipais, como dos benefícios concedidos.

O percentual de 4,87% será unificado para todas as empresas que operam no serviço de transporte intermunicipal da Paraíba e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025. A medida deve se estender a todos os veículos que fazem parte do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros do Estado da Paraíba, ou seja, aos ônibus intermunicipais e às balsas usadas para a travessia Cabedelo – Costinha.

 

Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Urgência e Atenção Básica: saiba quando recorrer às UPAs ou USFs em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa dispõe de uma ampla rede de saúde preparada para atender…

31 de dezembro de 2024

PB tem quatro cidades em situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

31 de dezembro de 2024

Prefeito Bruno Cunha Lima anuncia reforma administrativa em Campina Grande, com criação de nova secretaria de turismo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou ontem, segunda-feira (30), que realizará uma…

31 de dezembro de 2024

Mega da Virada: veja quais números são ‘esquecidos’ nos sorteios

Muitos apostadores da Mega da Virada, que neste ano tem prêmio estimado em R$ 600…

31 de dezembro de 2024

Adriano Galdino se apresenta como único candidato capaz de dividir a oposição na Paraíba

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), afirmou, durante entrevista ao…

31 de dezembro de 2024

Polícia Militar da Paraíba reforça segurança para o Réveillon de 2024 com 1 mil policiais

A Polícia Militar da Paraíba implementou um esquema de segurança reforçado para o réveillon de…

31 de dezembro de 2024