O governo incluiu mais quatro aeroportos no Programa Nacional de Desestatização. Serão entregues à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, segundo decreto publicado no "Diário Oficial da União", desta sexta-feira (11).
O anúncio já havia sido feito no início de junho, durante a apresentação da nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL), que vai privatizar aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.
Na ocasião, a estimativa do governo é que eles recebam, no total, R$ 8,5 bilhões em investimentos. Os leilões estão previstos para acontecer a partir do primeiro trimestre de 2016.
Investimentos
O pacote de investimentos é mais uma tentativa da presidente de modernizar parte da infraestrutura do país. Essa nova versão do PIL também é uma reação da presidente Dilma Rousseff à queda de sua popularidade provocada pela desaceleração da economia e as denúncias de corrupção na Petrobras.
Na primeira fase do PIL, anunciada em agosto de 2012, havia a previsão de investimentos de R$ 133 bilhões apenas em rodovias e ferrovias. Entretanto, dos nove trechos de estradas, apenas seis foram leiloados. Dos projetos de ferrovias, nenhum saiu do papel.
G1