Categorias: Economia

Governo intensifica crédito fundiário e garante terra para agricultores familiares

PUBLICIDADE

 Os trabalhos relacionados a visitas nos imóveis rurais a serem beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) estão intensificados no Estado. A ação, executada pelo Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), órgãos integrantes da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), atende orientação do governador Ricardo Coutinho de promover, até o final de 2015, a contratação de 40 operações de crédito e assentar cerca de 150 famílias agricultoras no Estado, com recursos da ordem de R$ 6 milhões.

 

Com a finalidade de avaliar as ações e tirar dúvidas quanto ao processo de elaboração e de tramitação de propostas de crédito fundiário, os diretores técnicos do Interpa e da Emater, Francisco Elias Ramos e Vlaminck Saraíva, reuniram, na manhã desta sexta-feira (21), na sede do Interpa, os coordenadores das 15 regiões da Emater no Estado e igual número de assessores de crédito. O encontro foi conduzido pelo coordenador do PNCF na Paraíba, Francisco das Chagas Pereira, e pelo coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo.

 

Segundo o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, que tem promovido reuniões sistemáticas para avançar com as ações fundiárias, a intenção do Governo do Estado é regularizar em torno de 19 mil hectares de terra até 2018, beneficiando milhares de famílias agricultoras na Paraíba.

 

Câmara Técnica de Ação Fundiária – Está prevista para o dia 18 de setembro, a realização da segunda Câmara Técnica de Ação Fundiária, com o objetivo de analisar novas propostas para aquisição de imóveis rurais. A reunião, segundo o coordenador do PNFC na Paraíba, será composta por várias instituições federais e estaduais ligadas ao setor rural, para analisar a viabilidade dos empreendimentos solicitados pelos agricultores, que devem apresentar documentação necessária e cumprir os prazos estipulados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário e pelo Banco do Nordeste, agente financeiro responsável pela transação bancária.

 

Na primeira Câmara Técnica, realizada em maio deste ano, foram aprovadas propostas que envolveram recursos de R$ 1.350.000,00, contemplando 44 famílias em vários municípios paraibanos.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

O desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho faleceu na noite de ontem (12), aos 89…

13 de janeiro de 2025

Acidente com vítima fatal é registrado pela PRF no km 424, da BR 230, em Pombal

Um acidente com vítima fatal, foi registrado no km 424, da BR 230, às 00h55…

13 de janeiro de 2025

João lança hoje o “Paraíba 2025-2026”, com investimentos em obras no estado

O governador João Azevêdo lança, hoje (13), em solenidade no Teatro Paulo Pontes, no Espaço…

13 de janeiro de 2025

CG oferta 703 oportunidades de trabalho por meio do cadastro de vagas do Sine

O Sine Municipal de Campina Grande registra 703 vagas de empregos disponíveis nesta semana. Os…

13 de janeiro de 2025

Venezuela: Presidente do PT/PB não chancela regime de Maduro como uma ditadura, mais critica transparência do processo

Em entrevista ao portal o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macedo,…

13 de janeiro de 2025

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda (13)

A partir da próxima segunda-feira (13), os ouvintes da Rádio 100.5 FM poderão conferir o…

12 de janeiro de 2025