Categorias: Economia

IBGE: 1 em cada 4 microempresas restringe acesso a sites

PUBLICIDADE

 Em 26,3% das microempresas brasileiras, aquelas com até nove empregados, os funcionários têm sua navegação na internet restrita. Nas grandes empresas conectadas, o número chega a 92,6%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estão na "Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas 2010", divulgada nesta quinta-feira.

O estudo do IBGE não indica que sites são bloqueados.

De acordo com as notas técnicas da pesquisa, a preocupação com a segurança aumenta de acordo com o porte da empresa. Entre as microempresas, por exemplo, somente 9,7% das que usam a internet têm uma política de segurança da informação formalmente definida.

Entre as empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas, o número sobe para 21,1%, chegando a
Conforme o relatório, 98,3% das microempresas que utilizaram Internet em 2010 usaram antivírus e bloqueadores de spam, 74% adotaram tecnologias de proteção a dados e 68,3% usaram sistema firewall e de detecção de intrusos. Outras técnicas de segurança empregadas foram tecnologias de autenticação (60,1%) e restrição de acesso a sites (26,3%).

Já nos grandes conglomerados, 99,6% das empresas informaram ter usado medidas relativamente simples para evitar alguns tipos de incidentes mais comuns como antivírus, anti-spyware ou anti-spam; tecnologia de proteção de dados e firewall ou sistema de detecção de intrusão IDS, diz o instituto.

Apesar das medidas, entre as empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas que utilizaram a Internet, 40,5% declarou ter tido algum tipo de incidente.

Os mais apontados ocorreram de forma não intencional ou devido a ataques maliciosos, como, por exemplo: indisponibilidade dos serviços TIC, destruição total ou parcial dos dados devido a falhas de equipamento ou programas informáticos (28,0%); programas com código malicioso (22,2%); e ataques externos (6,5%).
Incidentes como disseminação ou uso de dados confidenciais em formato eletrônico ou devido à engenharia social foram menos relatados pelas empresas. Tais incidentes também foram reportados pelas microempresas, porém em nível menor de ocorrência, informa o IBGE.

Segundo técnicos do IBGE, o uso das novas TIC ainda não alcançou a totalidade das empresas brasileiras. Entre as pesquisadas, 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da Internet e 2,3 milhões (83,3%), de telefone celular para trabalho. Foram 2,7 milhões de empresas participantes.

A pesquisa inédita realizada pelo IBGE, com resultados para o ano de 2010, incluiu empresas de todos os tamanhos, agrupando-as segundo o total de pessoal ocupado em: empresas com 1 a 9 pessoas ocupadas, que são as numericamente mais representativas no País; com 10 a 19 pessoas ocupadas; com 20 a 49 pessoas ocupadas; com 50 a 499 pessoas ocupadas; e com 500 ou mais pessoas ocupadas.

 

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB deve indicar até três novos conselheiros do TCE em 2025 devido a aposentadorias de membros da Corte; veja quem sai

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá a oportunidade de indicar até três novos conselheiros…

29 de novembro de 2024

Funcionária do Padre Zé denuncia assédio e acúmulo de funções e pede indenização de R$ 162 mil

Uma ação trabalhista movida por uma funcionária do Hospital Padre Zé em João Pessoa, trouxe…

29 de novembro de 2024

Câmara de Natuba define subsídio de R$ 8 mil e institui verba indenizatória para vereadores em 2025

A Câmara Municipal de Natuba, localizada no Agreste da Paraíba, aprovou a fixação do subsídio…

29 de novembro de 2024

Fraternidade Irmãos de Francisco promove 12° Natal dos “Moradores em situação de Rua” em Campina Grande

Tempo de solidariedade e amor ao próximo. Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as…

29 de novembro de 2024

PIS/PASEP: veja quem terá direito ao abono em 2025, com proposta de corte de gastos do governo

Entre as medidas previstas no pacote de corte gastos do governo, anunciado na noite da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em CG já têm seis pré-candidaturas à presidência da Câmara

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024