Categorias: Economia

Inflação vai levar BC a subir os juros dos alimentos e serviços

PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) não vai ter escapatória. Diante da expectativa do mercado de uma inflação cada vez mais alta e dos preços dos alimentos e serviços, captados pelos mais variados índices, que teimam em continuar subindo, o Comitê de Política Monetária (Copom) terá que aumentar a taxa básica de juros (Selic) já na primeira reunião do ano, marcada para a semana que vem.

“O Banco Central vai enfrentar o desafio de subir os juros. Não tem outra alternativa”, disse o economista-chefe da SulAmérica Investimento, Newton Rosa. Para o analista, a inflação vai permanecer pressionada nos próximos meses, devido principalmente à alimentação e aos serviços, com destaque para a educação e o transporte urbano.

Esses itens ajudaram a puxar o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Influenciado principalmente pelo comportamento de hortaliças e legumes, que subiram 4,55%, o indicador avançou 0,92% na primeira semana de janeiro, bem acima da variação de 0,72% de dezembro. Comportamento diferente teve a prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Como os preços no atacado têm um peso maior no IGP-M, a primeira prévia de janeiro registrou alta de 0,42% frente a uma elevação de 0,83% no mesmo período de dezembro. As informações parecem contraditórias, mas não são.

“No IGP-M, a alta dos produtos alimentícios foi de 0,88%. Só que essa alta foi contrabalançada pelo peso dos demais componentes do índice”, explicou a economista do Santander Tatiana Pinheiro. Embora a tendência, a médio prazo, seja que os valores do atacado em queda beneficiem o consumidor, os índices que captam os preços finais mostram que vários itens que não entram no IGPM vão continuar pressionando a inflação para cima, como aluguel, condomínio, escola e, principalmente, alimentos, uma vez que os fatores climáticos não estão nada favoráveis.

Projeção
A expectativa de alta foi detectada pela pesquisa Focus, que o BC faz semanalmente com cerca de 100 analistas de mercado, divulgada ontem. Os especialistas elevaram, mais uma vez, a projeção para a inflação do ano. A média das estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve como base para o sistema de metas, passou de 5,32% para 5,34%, bem acima do centro do objetivo fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano e o próximo, de 4,50%. É a quinta alta seguida. Para 2012, a previsão continua justamente em 4,50%.

Os analistas do mercado financeiro mantiveram as previsões para o comportamento dos juros. Eles estimam que a Selic subirá 0,50 ponto percentual na reunião que acontece em 18 e 19 de janeiro, a primeira sob o comando do novo presidente do BC, Alexandre Tombini. Ao que tudo indica, o encontro marcará o início da trajetória de alta da taxa no governo Dilma Rousseff. Com esse aumento, ela passará dos atuais 10,75% ao ano para 11,25%.

A aposta na elevação em 0,50 ponto percentual em janeiro é uma unanimidade entre os economistas. As equipes do Banco Santander, do BES Investimento e da SulAmérica Investimento acreditam que esse será o movimento do Copom. A divergência acontece mais à frente, ou seja, no que diz respeito ao tamanho de todo o ciclo de aperto monetário. O Santander, por exemplo, acha que a alta persistirá até o mês de julho, quando a taxa básica de juros chegaria a 13%. Na avaliação dos demais, a Selic para de subir quando alcançar 12,25%.

Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ex-presidente do Sindjor, Land Seixas é entubado no Hospital Metropolitano; estado de saúde inspira cuidados

O jornalista Land Seixas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor) e figura…

20 de janeiro de 2025

Nascem primeiras tartarugas de 2025 na praia do Bessa, em João Pessoa; e associação denuncia descarte inadequado de lixo

Virou berçário. Mais de 70 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, mais conhecida como Tartaruga-de-pente, nasceram…

20 de janeiro de 2025

Mulher desaparecida em João Pessoa é encontrada após quatro dias

Maria Clara Ventura de Vasconcelos, de 33 anos, foi localizada nesse domingo (19), após passar…

20 de janeiro de 2025

Acidente na BR 230, em Cruz do Espírito Santo, deixa duas pessoas mortas

No início da tarde desta segunda-feira (20), um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo…

20 de janeiro de 2025

Trump: oportunidades e desafios

Primeiramente, que Deus abençoe Trump e sua administração! Independentemente de quão controverso ele é, sua…

20 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia reajuste de 7,5% para professores da Rede Municipal de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (20) um reajuste salarial de…

20 de janeiro de 2025