Categorias: Economia

Investimentos na região entre PB e PE irão beneficiar empresários

PUBLICIDADE

 Novas oportunidades de negócios surgirão para os micro e pequenos empresários de 18 municípios do litoral sul da Paraíba, com a implantação dos pólos industriais entre Paraíba e Pernambuco. Além dos pólos automotivo e farmacêutico do Estado vizinho, apenas na zona sul paraibana estão sendo investidos R$2,7 bilhões no polo cimenteiro, Centro de Convenções, rede hoteleira e investimento público em ensino superior. Esses dados fazem parte do estudo elaborado pelo Sebrae Paraíba, “Oportunidades e desafios para pequenos negócios paraibanos”, apresentados pelo diretor administrativo do Sebrae, Ricardo Madruga, durante o Fórum de Negócios da Região Metropolitana de João Pessoa, nesta quinta-feira (27).

 

Os 18 municípios que fazem parte do estudo que vem sendo elaborado pelo Sebrae detém 41,8% do PIB e 32% da população do Estado. Nessas cidades, 49% das empresas são micro, 9% são pequenas e 31% são de microempreendedores individuais (categoria empresarial que fatura até R$5 mil por mês). “A Paraíba vive um bom momento em sua economia e está desenvolvendo um processo de sustentabilidade dos pequenos negócios. Aqui há diversas oportunidades, mas é preciso de capacitar e se adequar ao mercado e à demanda”, ressaltou Ricardo Madruga.

 

Ele ressaltou que a pesquisa do Sebrae deverá ser concluída no próximo mês de maio, com a apresentação das oportunidades de negócios em diversos setores, como construção civil, serviços de hotelaria, bares e restaurantes, moveleiro, turismo, saúde e bem estar, farmacêutico, insumos da fabricação de veículos, tecnologias digitais, comércio varejista, supermercados e mercadinhos, além das compras governamentais.

 

“As cidades precisam estar preparadas para esse crescimento da região. Os empresários têm que estar atentos às oportunidades que irão surgir”, acrescentou Madruga. Ele lembrou que a cidade de Betim, em Minas Gerais, quando recebeu uma fábrica da Fiat, sua população cresceu quase 15 vezes. “As empresas que não se adequarem às novas demandas estarão fora do mercado. Por isso, é preciso cuidar da qualidade do seu produto ou serviço e da gestão do seu negócio”, completou.

 

Os municípios que fazem parte da pesquisa do Sebrae são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, João Pessoa, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Salgado de São Felix, Santa Rita, São José dos Ramos ,São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

 

 

Fórum de Negócios

 

O Fórum de Negócios da Região Metropolitana de João Pessoa foi iniciado nesta quinta-feira (27) e prossegue até esta sexta-feira (28), no Mussulo Resort, na cidade do Conde. A abertura do evento contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, a prefeita do Conde Tatiana Correia, o superintendente da Fiep Buega Gadelha, o prefeito de Bayeux Expedito Pereira, o prefeito de Alhandra Marcelo Rodrigues, além de vereadores e deputados. O evento também contou com a participação de empresários paraibanos, portugueses e italianos.

 

O evento é uma iniciativa da Prefeitura do Conde e conta com o apoio do Sebrae e do Sistema Paraíba de Comunicação. “Com o pólo industrial na região de Goiana (PE), tivemos a ideia de realizar este fórum, com a participação de gestores e empresários interessados em investir no sul do nosso Estado. O Conde está à disposição de todos vocês”, ressaltou a prefeita Tatiana Correia.

 

O governador da Paraíba ressaltou a “grande nova fronteira de desenvolvimento entre Paraíba e Pernambuco” e a importância de se planejar e discutir o tema entre todos os agentes envolvidos. O governador ressaltou o desenvolvimento do Estado, com um novo polo cimenteiro, crescimento do turismo, instalação da rede de fibra ótica, alto índice de sobrevivências das micro e pequenas empresas. “Temos diversos motivos para celebrar todas as vitórias junto com o setor produtivo, capaz de fazer sua parte e junto com o Governo do Estado promover o desenvolvimento da Paraíba”, disse.

Redação com Sebrae-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho sugere que João Azevêdo decida seu futuro político já em 2025: “Ele tem que tomar essa decisão”

O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…

29 de novembro de 2024

Mersinho revela que seu nome é lembrado para a majoritária em 2026, mas seu foco é reeleição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024