A Paraíba o tempo todo  |

IPVA terá redução média de 4,6% em 2014 na Paraíba

 Os proprietários de veículos usados do estado da Paraíba terão uma redução média de 4,6% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2014, quando comparado ao valor pago neste ano. A redução foi autorizada pela Secretaria da Receita do estado e a portaria com as regras e o novo calendário foi publicado no Diário Oficial do Estado.

A redução do pagamento do tributo toma como base a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que realizou a avaliação dos preços dos veículos, de acordo com o valor de venda praticado no mercado em setembro deste ano, quando comparado ao mesmo mês de 2012.

Segundo a pesquisa da Fipe, a redução média do IPVA de automóveis usados será de 4,1%, enquanto de motos e similares será de 5,4%. Já o IPVA de camionetes e de utilitários ficará menor, em média, 3,3%, no próximo ano. Os veículos fabricados no intervalo de 2007-2012 terão uma redução maior no pagamento do IPVA em 2014, 5,4%.

Segundo o secretário da Receita, Marialvo Laureano, o calendário escalonado ao longo do ano e o desconto de 10% à vista para o pagamento do IPVA foram mantidos para 2014.

Calendário 2014

Para os proprietários das placas com final 1 ou 2, a data limite para o pagamento do IPVA será dia 31 de janeiro tanto para aqueles que vão optar pela cota única, com 10% de desconto, ou também optar pelo parcelamento em três vezes iguais, sem o desconto. Neste caso, a primeira parcela deverá ser paga também no dia 31 de janeiro. As demais placas seguem em datas de pagamento no último dia útil de cada mês.

 

Caso o contribuinte deixe de pagar na data limite, além de perder o desconto, o pagamento do tributo sofrerá acréscimos da taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA mais 0,33% de juros de mora ao dia, com limite de até 20%.

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe