A inadimplência com cheques no país foi de 1,85% em janeiro, o menor percentual registrado em dezesseis meses, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira. Considerando-se apenas os meses de janeiro, a devolução é a menor desde 2005 (1,53%).
No ano passado, com os efeitos da crise econômica mundial, havia atingido 2,29%. Ao todo, foram compensados 90,59 milhões de cheques e devolvidos 1,67 milhão no primeiro mês deste ano.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a aceleração do crescimento econômico, especialmente a partir do segundo semestre de 2009, com o aumento do nível do emprego e da renda, tem contribuído para a redução da inadimplência dos consumidores e das empresas.
Outro motivo apontado pelos analistas é a normalização do mercado de crédito, o que reduz o papel do cheque como alternativa de financiamento.
Em janeiro, o Amapá foi o Estado com maior percentual de cheques devolvidos (11,93%), enquanto São Paulo apresentou o menor índice (1,41%). Entre as regiões, o Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques no primeiro mês do ano (4,30%), com o Sudeste (1,51%) na outra ponta.
Folha