A inadimplência com cheques no país foi de 1,85% em janeiro, o menor percentual registrado em dezesseis meses, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira. Considerando-se apenas os meses de janeiro, a devolução é a menor desde 2005 (1,53%).
No ano passado, com os efeitos da crise econômica mundial, havia atingido 2,29%. Ao todo, foram compensados 90,59 milhões de cheques e devolvidos 1,67 milhão no primeiro mês deste ano.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a aceleração do crescimento econômico, especialmente a partir do segundo semestre de 2009, com o aumento do nível do emprego e da renda, tem contribuído para a redução da inadimplência dos consumidores e das empresas.
Outro motivo apontado pelos analistas é a normalização do mercado de crédito, o que reduz o papel do cheque como alternativa de financiamento.
Em janeiro, o Amapá foi o Estado com maior percentual de cheques devolvidos (11,93%), enquanto São Paulo apresentou o menor índice (1,41%). Entre as regiões, o Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques no primeiro mês do ano (4,30%), com o Sudeste (1,51%) na outra ponta.
Folha
Um homem foi resgatado desacordado após se afogar na tarde deste domingo (17) na praia…
Duas pessoas ficaram feridas na tarde deste domingo (17), após um carro capotar na BR-230,…
Na noite deste sábado (16), o bairro de Gramame, na região do Colinas do Sul,…
Na manhã desta segunda-feira (18), o governador em exercício da Paraíba, Adriano Galdino, realizará uma…
A casa onde morava Francisco Wanderley Luiz, conhecido como "Tiu França", foi parcialmente destruída por…
A Paraíba subiu ao pódio, neste sábado (16) e agora totaliza três medalhas nos Jogos…