A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa atinge maior saldo de empregos formais desde o início do ano, revela Caged

O mercado de trabalho em João Pessoa está em alta. É o que aponta o mais recente levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (29). Os dados apresentados apontam que a cidade fechou o último mês de maio com a marca de 1.398 novas vagas de emprego com carteira assinada. O saldo é o maior da cidade, desde o início deste ano.

O resultado pessoense em maio é proveniente da relação de 7.399 admissões e 6.001 desligamentos. Todos os setores econômicos da cidade apresentaram saldo positivo, com destaque para serviços (641), construção (545), comércio (118), indústria (76) e agropecuária (18).

Levando em consideração o período de janeiro a maio de 2023, João Pessoa acumula um saldo positivo de 2.639 novas vagas com carteira assinada. Os meses de fevereiro (620), março (1.069), abril (279) e maio (1.378) foram especialmente favoráveis, impulsionando o crescimento do emprego na cidade.

De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, João Bosco Ferraz, são números muito bons, que demonstram que a atividade econômica na capital paraibana está se desenvolvendo de forma sustentável.

“Com exceção de janeiro, que normalmente é um mês em que o mercado faz o desligamento das contratações temporárias do fim de ano, a cidade vem se comportando positivamente no restante dos meses. Isso mostra que estamos no caminho certo, com a força dos poderes públicos e das empresas privadas fazendo com que a economia funcione de forma permanente. Então, só temos o que comemorar”, destacou Bosco.

Setores

Ainda quanto ao acumulado dos cinco primeiros meses do ano, destaca-se o desempenho positivo do setor de serviços (2.082) e da construção civil (889), que despontaram como principais motores na criação de postos de trabalho em João Pessoa.

A construção registrou um crescimento significativo de 3,71%, demonstrando a demanda por obras e projetos na cidade. Os serviços também apresentaram um bom desempenho, com um aumento de 2,20% no emprego.

“No entanto, é importante ressaltar que o setor do comércio ainda enfrenta desafios, uma vez que registrou uma redução de 0,37% no emprego. Já a indústria também enfrenta dificuldades, com uma queda de 1,15% no emprego”, explicou Amadeu Fonseca, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.

Índices

Comparando o desempenho de João Pessoa com outros cenários, observa-se que a capital paraibana teve um crescimento de 1,49% no saldo de empregos, no acumulado do ano. No mesmo período, o estado da Paraíba registrou uma redução de 0,64%, enquanto o Nordeste, um crescimento de 0,93%, e o Brasil, de 2,04%.

“Os dados do Caged são essenciais para embasar políticas públicas e estratégias de incentivo ao crescimento econômico, visando a geração de empregos e o desenvolvimento de João Pessoa. O resultado positivo do mercado de trabalho formal em maio reforça o bom momento da economia da capital e a necessidade de aproveitar essa conjuntura favorável para impulsionar ainda mais o mercado de trabalho local”, acrescentou Amadeu Fonseca.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe