O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) apresentou neste final de semana um estudo divulgado pelo Instagram especializado em economia @ecodescomplicada uma uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam quase metade do PIB brasileiro, com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: i) educação, ii) saúde, iii) segurança e iv) saneamento e sustentabilidade. Dentre essas cidades estão Campina Grande, administrada pelo prefeito reeleito Bruno Cunha Lima (União Brasil), na posição 53ª e João Pessoa administrada pelo prefeito reeleito Cícero Lucena (PP), na 65ª posição.
Segundo esse levantamento, cabe trazer ainda que os 100 municípios considerados possuem, de acordo com o estudo, 38,6% da população do país (78,3 milhões de habitantes em 2022); 44,2% do PIB com R$ 4,0 trilhões em 2021 (último dado oficial disponível até o momento, os dados de 2022 devem ser divulgados até o final deste ano); PIB per capita cerca de 12,5% maior que a média brasileira (R$ 47,5 mil em 2021); e ainda, concentram 52,3% dos empregos (27,6 milhões de empregos em 2022).
Outro dado interessante é que Campina com 0.603 no IDGM ficou na frente de diversas capitais do Brasil, assim como João Pessoa com IDGM de 0.577. Veja detalhes:
Redação
Matéria da revista Veja deste final de semana trouxe que a articulação política que está…
O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu neste domingo (10) que o segundo domingo de…
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu liberação médica para viagens aéreas após passar…
O Flamengo é pentacapeão da Copa do Brasil. O Flamengo garantiu o título após derrotar…
A proibição do uso de celulares nas escolas, tema de um projeto de lei apoiado…
Uma mulher foi encontrada morta dentro de uma residência no bairro de Mangabeira, em João…