O Magazine Luiza, terceira maior rede de varejo do país, acertou a compra das Lojas Maia, rede paraibana de eletrodomésticos e móveis.
O valor da negociação, fechada ontem, ainda não foi divulgado oficialmente, mas deve ficar em torno de R$ 300 milhões. Os detalhes serão divulgados na próxima segunda-feira.
Comandada pela família Maia, a rede paraibana emprega 2.300 funcionários e tem 140 lojas em oito estados do Nordeste, além da Paraíba: Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão.
O Magazine Luiza já havia tentado compra a rede paraibana. No passado, a negociação emperrou por causa de dívidas. As empresas já negociaram em 2008, mas as conversas não foram adiante por um desacordo quanto ao preço. Desde então, o cenário do setor mudou: o Grupo Pão de Açúcar comprou o Ponto Frio e depois se uniu às Casas Bahia.
Para financiar o negócio, o Magazine Luiza procura bancos e investidores. Um dos bancos que pode participar do negócio é o BTG Pactual. A varejista tem ainda como parceiro o banco JPMorgan, que a auxiliou nas negociações com o Ponto Frio, comprado pelo Pão de Açúcar.
Após a fusão de Pão de Açúcar com Casas Bahia e da rede Ricardo Eletro com Insinuante, a varejista busca ampliar sua participação no mercado por meio de aquisições e abertura de lojas, como ocorreu no estado de São Paulo.
Além das Lojas Maia, há rumores de que a rede de lojas Magazine estaria interessada e já teria procurado as Lojas Colombo, rede gaúcha. No entanto, Adelino Colombo, proprietário da rede, nega.
Diário do Nordeste