A Paraíba o tempo todo  |

Lula e Chávez fecham acordos de comércio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, assinaram nesta sexta-feira (30), na Venezuela, 15 acordos de cooperação, envolvendo principalmente as áreas de energia e petróleo. Os convênios foram firmados na cidade de El Tigre, 320 km a sudeste de Caracas, onde Lula concluiu sua visita de dois dias à Venezuela.

Durante a viagem de Lula, Petrobras e Petróleos de Venezuela (PDVSA) assinaram finalmente o compromisso para que a Venezuela se some ao projeto da refinaria Abreu e Lima, na região do Recife, com participação de 40%. A capacidade da refinaria, que deverá entrar em funcionamento em 2011, é estimada em 230 mil barris diários.

Por falta de acordo com a Venezuela, o Brasil iniciou sozinho a construção desta instalação, com um custo estimado de US$ 12 bilhões. Segundo o ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez, no acordo se definem "os termos pelos quais a PDVSA ingressa como acionista do projeto de construção e na operação da refinaria Abreu e Lima".

A PDVSA também assinou um contrato com a brasileira Odebrecht para a exploração de petróleo e gás no estado de Zulia (Oeste), com a formação de um consórcio entre as duas empresas.

Brasil e Venezuela firmaram ainda convênios petroquímicos e um projeto de desenvolvimento do eixo "Puerto Ordaz-Manaus", que envolve a instalação de distintas "empresas socialistas" com a cooperação brasileira.

Chávez destacou que o Brasil trabalhará na "implementação da radiodifusão digital terrestre" na Venezuela, incluindo sua industrialização, com a produção de "milhões de televisores e telefones celulares".

O Brasil também vai cooperar com a Venezuela na construção de casas em Caracas, e em projetos nas áreas de saúde e esportes. Segundo Chávez, o acordo esportivo é "um convênio para proteger o Brasil da ofensiva do futebol" venezuelano.

 

g1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe