Categorias: Economia

Lula e Chávez fecham acordos de comércio

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, assinaram nesta sexta-feira (30), na Venezuela, 15 acordos de cooperação, envolvendo principalmente as áreas de energia e petróleo. Os convênios foram firmados na cidade de El Tigre, 320 km a sudeste de Caracas, onde Lula concluiu sua visita de dois dias à Venezuela.

Durante a viagem de Lula, Petrobras e Petróleos de Venezuela (PDVSA) assinaram finalmente o compromisso para que a Venezuela se some ao projeto da refinaria Abreu e Lima, na região do Recife, com participação de 40%. A capacidade da refinaria, que deverá entrar em funcionamento em 2011, é estimada em 230 mil barris diários.

Por falta de acordo com a Venezuela, o Brasil iniciou sozinho a construção desta instalação, com um custo estimado de US$ 12 bilhões. Segundo o ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez, no acordo se definem "os termos pelos quais a PDVSA ingressa como acionista do projeto de construção e na operação da refinaria Abreu e Lima".

A PDVSA também assinou um contrato com a brasileira Odebrecht para a exploração de petróleo e gás no estado de Zulia (Oeste), com a formação de um consórcio entre as duas empresas.

Brasil e Venezuela firmaram ainda convênios petroquímicos e um projeto de desenvolvimento do eixo "Puerto Ordaz-Manaus", que envolve a instalação de distintas "empresas socialistas" com a cooperação brasileira.

Chávez destacou que o Brasil trabalhará na "implementação da radiodifusão digital terrestre" na Venezuela, incluindo sua industrialização, com a produção de "milhões de televisores e telefones celulares".

O Brasil também vai cooperar com a Venezuela na construção de casas em Caracas, e em projetos nas áreas de saúde e esportes. Segundo Chávez, o acordo esportivo é "um convênio para proteger o Brasil da ofensiva do futebol" venezuelano.

 

g1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024