Faltando apenas 5 dias para o fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2018, ano base 2017, o contribuinte tem até as 23h59m da próxima segunda-feira para concluir o exercício. Segundo informações do delegado adjunto da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, mais de 60% dos paraibanos, ou 180 mil pessoas, já enviaram suas informações. A meta da RF é receber em todo o estado 295 mil declarações até o prazo final.
O contribuinte pode prestar contas por meio de aplicativos em tablets e smartphones. A expectativa da Receita é receber 28,8 milhões de declarações neste ano em todo o país, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado (28,5 milhões). Qualquer dúvida pode ser retirada no site da receita que tem a função ajuda e perguntas e respostas. (receita.fazenda. gov.br/interface/cidadao/ irpf/2018/perguntao).
O contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo fica sujeito ao pagamento de multa de no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo, correspondente a 20% do imposto devido.
Conforme o delegado adjunto da Receita-PB, é importante que o contribuinte acompanhe o processamento de sua declaração, para saber se está tudo ok.
Restituições
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. As restituições começarão a ser pagas em junho, e seguem até dezembro, para os contribuintes cujas declarações não caírem em malha fina.
Redação