Para homenagear as mães no dia delas, 64,38% dos filhos paraibanos pretendem presenteá-las. Esse resultado foi o maior dos últimos três anos: em 2016 a intenção de presentear foi de 59,17% e em 2017 de 64,03%. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.
Para o comércio, a data é a segunda mais expressiva, ficando atrás apenas do Natal. “Esse crescimento verificado na intenção de compras para o Dia das Mães pode ser atribuído, em parte, à redução da inflação e à maior disponibilidade do crédito para pessoa física, além da retomada do emprego que, apesar de ser muito tímido, torna os consumidores mais otimistas”, afirmou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.
Em 2017, a intenção de compras para essa data comemorativa foi de 64,03% porém, na sondagem de 2018, o percentual dos que afirmam ter efetivamente comprado apareceu com o percentual de 72,60%, superando a intenção de compras em 8,57p.p.
A pesquisa também procurou conhecer o que as mães gostariam de receber de presente de seus filhos. Dentre os itens apontados, o destaque foi vestuário (29,41%), em seguida vêm perfumes (17,65%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (15,29%), destes os smartphones foram os mais citados (23,08%), seguido por fogão com 19,23%, máquina de lavar roupas e televisão, com 15,38% cada.
Os consumidores pretendem gastar uma média de R$ 206,17 com o presente, valor praticamente estável quando comparado ao do ano passado (R$ 208,24). Os homens (R$ 229,24) devem gastar mais com os presentes do que as mulheres (R$ 187,82). A maior parte dos entrevistados (37,39%) deve comprar presentes com valores entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Já os presentes com valores acima de R$ 800,00 foram informados por 3,95% do total. Por faixa de renda, os respondentes com rendimentos de até dois salários mínimos pretendem gastar, em média, R$ 131,75 com presentes.
Redação