Mais de 7 mil paraibanos ainda estão retidos na malha fina, segundo a Receita Federal. De acordo com o delegado da Receita Federal na Paraíba, José Honorato, a pendência pode ser resolvida pela internet, por meio do portal da Receita, no caso das despesas serem comprovadas por documentos, e pessoalmente na sede da Receita, quando não há comprovação.
Para José Honorato há dois tipos de contribuintes retidos na malha fina: os que reconhecem a retenção e os que têm como comprovar os ganhos e gastos. “Existe aquela em que o contribuinte se convence verificando de que a Receita está correta e que ele se equivocou. Neste caso, ele faz uma retificadora online. Caso ele tenha como comprovar que tem a razão, então ele poderá juntar a documentação e apresentar na Receita”, comentou.
O delegado ressaltou ainda que não são apenas as pessoas que têm a restituição a receber que devem se preocupar com a malha fina, uma vez que os contribuintes que têm impostos a pagar precisam saber se estão com alguma pendência. A consulta de pendências pode ser feita também pelo portal da Receita Federal.
A orientação é de que o contribuinte apresente os comprovantes de gastos e rendimentos antes de ser intimado pela Receita, pois depois da intimação é cobrado uma multa de 75% em cima do valor apurado e considerado não declarado pelo órgão fiscal. Dois lotes de restituição devem ser liberados até o final do an, previstos para os dias 17 de novembro e 15 de dezembro.
G1
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai modificar o trânsito da…
A parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo tem ajudado a impulsionar o…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) derrubou, nesta segunda-feira (18), cinco das sete medidas…
Na tarde desta segunda-feira (18), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) votou…
Bases fortalecidas e estradas sendo pavimentadas para 2026. O nome do deputado federal Romero Rodrigues…
Corrida por promoções, busca por descontos e avalanche de compras. Com a chegada de novembro…