O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou em seu discurso de encerramento do prêmio “Brasileiros do Ano” que a economia brasileira deu uma parada de julho a setembro deste ano, ante crescimento de 1,5% no segundo trimestre. O ministro acredita, no entanto, que essa freada será revertida já nos últimos meses de 2013. “Temos muitos elementos para acreditar que o crescimento irá continuar e ganhar corpo”, disse Mantega. Oficialmente, o IBGE irá anunciar o resultado do PIB nesta terça-feira 3. É esperado um discurso do próprio ministro após a divulgação.
Mantega lembrou do ano turbulento que o mundo atravessou em 2013. Instabilidade econômica, incertezas no FED, o banco central americano, e o próprio mau humor do mercado foram preponderantes para tornar este ano “difícil e desafiador.” “Mas o lado bom é que percebemos um aumento dos investimentos no País, após uma queda em 2012”, afirmou o ministro da Fazenda.
Os leilões de aeroportos, rodovias e de Libra também foram comemorados como grandes conquistas do País. “No total, o programa de concessões é de R$ 500 bilhões e tenho certeza que isso irá dinamizar a economia nos próximos anos”, disse Guido Mantega.
Com essas palavras, o ministro da Fazenda encerrou a premiação “Brasileiros do Ano”, promovida pela Editora Três, que publica a DINHEIRO, e que homenageou os grandes destaques do País no ano de 2013.
Isto É Dinheiro