Categorias: Economia

Mensalidades escolares terão reajuste entre 7,5% e 10% na Capital

PUBLICIDADE

 Os pais vão pagar mais caro pela matrícula e mensalidade dos filhos nas escolas particulares a partir de janeiro de 2018. A decisão sobre o novo reajuste foi tomada durante reunião realizada na sede do sindicato dos donos de escolas e universidades privadas de João Pessoa, com representantes do Procon-JP.

O percentual do novo valor ficou entre 7,5% e 10%. Mas para praticar o reajuste, cada escola terá que apresentar ao Procon sua planilha de gasto para justificar o aumento. O índice ficou abaixo do praticado no ano passado que foi de 12%.

O percentual de reajuste da mensalidade escolar foi baseado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no segmento educação para 2018. Na reunião também foram discutidos os temas inadimplência e lista de material escolar, ou seja, o que é permitido ou não as escolas cobrarem dos pais de alunos.

Quanto aos casos dos pais com mensalidades atrasadas em João Pessoa, o titular do Procon-JP afirmou que a Secretaria se propõe a intermediar as negociações entre as duas partes. Helton Renê disse ainda que apesar do alto índice de inadimplência, os alunos não podem sofrer constrangimentos devido aos débitos dos pais. A lei garante que não se pode reter documentação dos estudantes e eles não podem ser impedidos de fazer as provas.

Sindicato – O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado da Paraíba (Sinepe -PB), Odésio Medeiros, disse que essas reuniões com o Procon-JP são importantes porque são repassadas as informações de quais são os direitos e deveres à luz da legislação em relação ao reajuste da mensalidade, a inadimplência e a lista de material escolar. "Essas orientações evitam muitos problemas. Podemos dizer que são reuniões preventivas", disse Odésio.

A inadimplência nos colégios continua alta na Região Metropolitana de João Pessoa em razão da crise econômica que passa o país, mas segundo o presidente do Sinepe-PB, nem sempre a crise é a causa da inadimplência. Em alguns casos, os pais preferem fazer viagens com os filhos ou trocarem seus veículos antigos por carros mais possantes, ao invés de cumprirem seus compromissos com a escola. "Para cada 100 alunos, cerca de 30 estão com as mensalidades atrasadas", revelou Odésio. Em todo o Estado existem 723 estabelecimentos de ensino privado. Só em João Pessoa são 210 escolas. A rede privada de ensino engloba as escolas de ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024

Hugo Motta articula PT de Lula e PL de Bolsonaro juntos na disputa pela presidência da Câmara: “Caminharão conosco”

Lançado oficialmente candidato do Republicanos na disputa pela presidência da Câmara nesta terça-feira (29), o…

29 de outubro de 2024

Bancada de Cícero Lucena na CMJP contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores eleitos; veja lista

O prefeito Cícero Lucena anunciou que contará com o apoio de 25 dos 29 vereadores…

29 de outubro de 2024

Romero destaca papel de Veneziano e outros agentes políticos na reeleição de Bruno em CG

Um dos discursos mais esperados no dia da reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União…

29 de outubro de 2024

JP terá aumento do tempo de integração no transporte público para 90 minutos a partir de sexta-feira

O prefeito Cícero Lucena confirmou, nesta terça-feira (29), o aumento do benefício do tempo da…

29 de outubro de 2024