Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

PUBLICIDADE

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais vetores para a descarbonização do transporte pesado de cargas é o que avalia reportagem do portal Congresso em Foco, de ontem (02). O projeto é relatado pelo vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

“O PL está sendo apreciado pelo Senado Federal, que designou como relator o qualificado senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Tenho convicção de que o projeto pode ser aperfeiçoado, mas dentro de uma linha que consolide este importante biocombustível. O biodiesel é um exemplo de jogo “win-to-win” – reduz dependência de importações de diesel, aumenta a segurança energética e mitiga as emissões. É o biodiesel se transformando em uma das melhores opções aos combustíveis fósseis”, diz o articulista Arnaldo Jardim, do Congresso em Foco, sobre o relator da matéria.

Ainda segundo a reportagem, quando surgiu em 1897, o motor a diesel significou uma revolução. Com maior versatilidade, economia e possibilidade de adaptação a diversos tipos de equipamentos, o motor foi rapidamente adotado em todo o mundo. O que poucos sabem é que, ao apresentar sua invenção na Feira de Paris, em 1989, Diesel utilizou óleo de amendoim como combustível. O que se seguiu, entretanto, foi a popularização do diesel fóssil, em função da grande disponibilidade de petróleo e do seu baixo custo de produção.

Essa escolha permaneceu intocável por décadas até que a crise do petróleo estremeceu as bases de economias por todo o planeta. Porém, foi somente em 2003 que o Brasil resolveu dar os primeiros passos para reduzir a importação, criando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Na época, importávamos mais de 5 bilhões de litros de diesel e a mistura significaria uma economia de até US$ 1,2 bilhões de dólares.

O importante é que a busca pela segurança energética seria feita explorando uma das nossas potencialidades: áreas agricultáveis para produção de oleaginosas e disponibilidade de resíduos da produção de proteína animal. Para Rudolf Diesel, essa era uma das lógicas de sua invenção: fomento ao desenvolvimento agrário. Veja detalhes da reportagem: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/projeto-combustivel-do-futuro-consolida-biodiesel-como-opcao-para-descarbonizacao/

Redação

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

JP realiza maior corrida do Brasil voltada para o autismo e Cícero reforça compromisso com inclusão: “Causa justa e importante”JP realiza maior corrida do Brasil voltada para o autismo e Cícero reforça compromisso com inclusão: “Causa justa e importante”

JP realiza maior corrida do Brasil voltada para o autismo e Cícero reforça compromisso com inclusão: “Causa justa e importante”

O prefeito Cícero Lucena comemorou o sucesso da 2ª Corrida Paraibana pelo Autismo, realizada neste…

27 de abril de 2025

Pedro Cunha Lima assume comando do PSD na Paraíba em evento nesta segunda

A nova composição do diretório estadual do PSD na Paraíba será oficialmente apresentada na manhã…

27 de abril de 2025

Hugo Motta recebe líder do PL para nova rodada de negociações sobre projeto de anistia, nesta segunda-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), receberá novamente nesta segunda-feira (28) o…

27 de abril de 2025

Após Operação Saturação, venda de queijos e manteigas de várias marcas é suspenso na PB; VEJA

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) determinou a suspensão imediata da produção…

27 de abril de 2025

Hugo defende ação contínua do Congresso e união de forças contra a violência no país: “Essa é a pauta do Brasil”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu neste sábado (26) uma atuação…

27 de abril de 2025

Incêndio destrói barracos na comunidade Chico Mendes, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções atingiu, no início da manhã deste domingo (27), a comunidade…

27 de abril de 2025