Os boatos do fim do Bolsa Família, levaram milhares de pessoas as agências da Caixa Econômica na Paraíba durante todo o último final de semana. Em Campina Grande, as duas agências da CEF localizadas nas ruas João Pessoa e Epitácio Pessoa, as pessoas formaram filas para sacar o dinheiro. A Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto. A correria foi grande com centenas de pessoas querendo sacar logo o benefício. A dona de casa Maria Lídia Gomes foi uma das campinenses que acordou cedo no domingo e correu para a Caixa. "É um absurdo acabar com esse programa" lamentou. A exemplo de Lídia, muitas donas de casas também ficaram apreensivas com a falsa notícia no fim do programa.
Em Esperança, uma multidão de homens e mulheres e até crianças, todos beneficiados com o Bolsa Família, invadiram a única agência existente na cidade, localizada na Rua Solón de Lucena, Centro da cidade.
Foi preciso a polícia intervir para controlar a situação. O boato surgiu em Manaus e em pouco tempo se espalhou por todo o país, disse Aparecida Ramos, secretária de Desenvolvimento Social e Humano da Paraíba. Ela também acrescentou que ninguém precisa se preocupar, tendo em vista o benefício ficar na conta das famílias que recebem o dinheiro.
Uma fila foi formada em frente a Agência da Caixa Econômica da cidade. Havia pessoas de outros municípios que usam os serviços da agência de Esperança. O tumulto começou no início da noite, logo após o boato ter se espalhado.
Acredita-se que mais de mil pessoas tenham procurado o local para sacar o dinheiro. Apesar de todo o alvoroço, ninguém se machucou.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez neste domingo (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.
No último, milhares de pessoas lotaram as agências bancárias e lotéricas da Paraíba por causa do boato de que neste domingo (19) seria o último dia de pagamento do programa. Segundo um levantamento da Caixa Econômica Federal, houve tumulto em 18 agências em todo o Estado. Em uma agência na Avenida Cruz das Armas, a Polícia Militar precisou ser acionada para conter a população.
Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.
A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família.
Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff está monitorando o assunto e sua principal preocupação é que as famílias sejam tranquilizadas quanto à continuidade do pagamento do benefício.
O Bolsa Família completará dez anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. "É um programa que nunca foi contingenciado", declarou.
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.
Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.
PBAgora com portalcorreio
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal…
O gabinete israelense deve votar nesta quinta-feira (16) sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar nesta quinta-feira (16), com vetos, o principal…
O prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima anunciou, na tarde de ontem, 15, mais…
O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…
Mais um homicídio foi registrado nesta semana, em João Pessoa, mais precisamente na tarde de…