A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, deve registrar um crescimento de 13% este ano, em relação ao ano passado. O aeroporto deve receber mais de 1,4 milhões de passageiros (embarcando e desembarcando) até o final de dezembro deste ano. A marca de 1 milhão de passageiros foi atingida no dia 22 de novembro de 2011.
O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), David Oliveira, afirmou que o equipamento passa por um de seus melhores momentos, apesar da crise econômica. O período de ociosidade do aeroporto caiu de 17 horas para pouco mais de 5 horas, o que representa uma atividade de quase 24 horas do dia.
O Castro Pinto começou a receber a partir de 1º de dezembro (última segunda-feira) os primeiros dos 520 voos extras (260 pousos e 260 decolagens) previstos para chegar até a primeira semana de fevereiro de 2016. Essa movimentação de voos é inédita para o período, mesmo sendo considerado de alta estação, e mostra que o Destino Paraíba tem sido bastante atrativo para as companhias aéreas e o Castro Pinto, segundo o executivo da Infraero, está pronto para atender a todos.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, se reuniu com David Oliveira nessa quarta-feira (2) e afirmou que em março do próximo ano o Governo do Estado retomará as negociações com as companhias aéreas para captar mais voos para o Castro Pinto. Em pauta, a redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no combustível de aviação, de 17% para 12%.
Essas negociações surtiram efeito positivo este ano, com o início de operações de voos da TAM em horários em que não havia grande concentração de operações, como ocorre de madrugada. “Nosso interesse comum é que os voos sejam operados em horários pela manhã e à tarde, o que ocupa o aeroporto durante todo o dia e beneficia os passageiros, que ganham novas opções de horários”, disse Ruth Avelino.
A presidente da PBTur traçou algumas ações em parceria com a Infraero para o período de alta estação. Uma das primeiras medidas será a instalação de banners com imagens dos principais pontos turísticos da Paraíba. A PBTur irá selecionar algumas dessas imagens e definir com a Infraero os locais onde os banners poderão ser instalados. Essa era uma reivindicação dos secretários de Turismo de alguns municípios.
Secom-PB
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