O Ministério Público da Paraíba (MPPB) passou a disponibilizar um formulário online para o cadastro de reclamações dos consumidores que possuem contratos com a Braiscompany. A empresa paraibana é alvo de investigação por suspeita de crimes contra o sistema financeiro.
O objetivo da iniciativa proposta pelo MP e o Procon é coletar informações sobre a extensão dos danos causados pela empresa à população paraibana. Antes, a Polícia Federal na Paraíba já tinha disponibilizado um formulário semelhante.
As informações obtidas serão anexadas ao inquérito civil que já foi instaurado e que se encontra em sigilo. O MPPB também orienta os consumidores sobre as formas possíveis de pleitear seus direitos na Justiça e esclarece o papel do órgão ministerial no processo, frisando que ao Judiciário compete julgar as demandas formuladas pelo Ministério Público (ação civil pública) ou diretamente pelas pessoas eventualmente lesadas (ações individuais).
Segundo o MP, independente da ação do órgão, qualquer pessoa que se sinta lesada também pode entrar com ações judiciais contra a Braiscompany.
A investigação instruída pelo MP-Procon pode resultar em outras medidas judiciais (além da ação cautelar já ajuizada), a exemplo da ação civil pública (ACP). Nesse tipo de ação, o Ministério Público pleiteia o direito dos consumidores de forma coletiva, com vistas à reparação dos danos financeiros causados. A ACP é julgada pelo Poder Judiciário.
Redação
A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…
Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…
Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…
Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…
Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…