A Paraíba o tempo todo  |

Nestlé tem lucro menor em 2009, mas prevê alta nas vendas

A Nestlé obteve em 2009 um lucro líquido de 10,4 bilhões de francos suíços (7,072 bilhões de euros), 42% a menos do que um ano antes, anunciou a empresa nesta sexta-feira (19).

 

No entanto, a companhia aponta que o número não deve ser comparado de forma simples com o de 2008, quando lucrou 18 bilhões de francos suíços (12,1 bilhões de euros) graças à venda dos 24,8% que controlava da Alcon para a farmacêutica Novartis por 9,2 milhões de francos suíços (5,98 bilhões de euros).

 

A receita da Nestlé no ano passado foi de 107,6 milhões de francos suíços (73,168 bilhões de euros), 2,1% a menos do que em 2008, quando registrou vendas de 109,9 bilhões de francos suíços (74,4 bilhões de euros).

 

O lucro líquido da companhia caiu especialmente no primeiro semestre do ano devido às variações desfavoráveis da taxa de câmbio – o franco suíço se valorizou frente à maioria das divisas – e à recessão, que reduziram o crescimento de suas vendas. A empresa destacou que cortou 1,5 bilhão de francos suíços (1,02 bilhão de euros) em despesas durante 2009.

 

Vendas

Maior empresa do setor de alimentos do mundo, a Nestlé prevê crescimento mais alto nas vendas de 2010, após superar as previsões de 2009 com performance sólida na América do Norte e mercados emergentes e preços menores de leite e outras commodities.

A Nestlé, que viu a demanda por Nespresso disparar, espera crescimentos maiores neste ano vindo de seus principais negócios com alimentos e bebidas, ante expansão de 3,9% em 2009.

 

"Para 2010, eu espero que nossos negócios de alimentos e bebidas alcancem um crescimento orgânico superior ao de 2009 e uma margem Ebit (lucro antes de juros e impostos, na sigla em inglês) mais forte sob câmbio constante", disse o presidente-executivo, Paul Bulcke, no relatório de resultados da companhia.

"Após um início lento em 2009, a performance das operações das Nestlé ganhou força no segundo semestre, e certamente é um bom sinal para a primeira metade de 2010", disse o analista Andrew Wood, da Sanford Bernstein.
 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe