O Procon de João Pessoa intensificou as fiscalizações no comércio físico e virtual durante o período de fim de ano, visando proteger os consumidores contra práticas abusivas. Em entrevista ao programa *Conexão Clube Tambaú*, da Clube FM, nesta quinta-feira (12), o secretário do órgão, Rougger Guerra, informou que mais de nove lojas físicas foram autuadas durante a Operação Black Friday, realizada em parceria com o PROCON estadual e o Ministério Público.
De acordo com o secretário, foram encontradas várias irregularidades, como falsas promoções e ofertas enganosa. “Muitas lojas aplicaram o que chamamos de ‘metade do dobro’, simulando descontos inexistentes para atrair consumidores”, explicou Guerra. Além disso, o PROCON também tem monitorado as lojas virtuais, que são frequentes alvos de fraudes e reclamações, especialmente relacionadas a atrasos e cobranças indevidas.
Rougger Guerra alertou sobre a crescente sofisticação dos golpes online, destacando que criminosos imitam páginas de empresas reais para enganar consumidores. “Hoje, os golpes são bem elaborados, com páginas falsas que parecem legítimas. Por isso, nossa recomendação é desconfiar de preços extremamente baixos e sempre pesquisar sobre a reputação do vendedor”, orientou.
O PROCON de João Pessoa disponibiliza o WhatsApp (83) 98665-0179 para que os consumidores possam tirar dúvidas sobre a confiabilidade das lojas ou ofertas e registrar denúncias de irregularidades. O órgão também enfatiza a importância de registrar reclamações em casos de produtos não entregues, com defeito ou com atraso, para que sejam tomadas as medidas necessárias.
Rougger Guerra destacou que o aumento das ações fiscalizatórias continua até o início de janeiro, devido ao grande volume de compras nesta época do ano, que pode favorecer práticas fraudulentas. “Neste período, o PROCON está atento, tanto nas ruas quanto no ambiente digital, para garantir a proteção dos consumidores”, concluiu.
Redação