Categorias: Economia

Número de encaminhamentos feitos pelo Sine-JP cresce 76,77%

PUBLICIDADE

 O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) encaminhou 13.242 trabalhadores ao mercado no ano passado, o que representa um crescimento de 76,77% sobre o exercício de 2013 (7.491). A captação de novas vagas, a partir de parcerias com as empresas da Capital, aumentou 68,55%, passando de 5.743, em 2013, para 9.680, em 2014.

 

De acordo com o secretário do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Diego Tavares, o Sine-JP está cumprindo com seu papel de intermediação da mão de obra. “O crescimento dos números se dá pelo fato de o Sine-JP estar mais perto da população. Agora, em 2015, estamos ampliando nossas ações para diversos bairros. Já começamos com os Centros de Referência da Juventude, facilitando o acesso ao primeiro emprego”, disse ele.

 

O coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, destaca que os números são reflexo da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que dá condições para a instalação de empresas, a exemplo com o que ocorre com o setor de call center. No final de 2013 a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do poder executivo garantindo a isenção total no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além da redução em 3% da alíquota do Imposto sobre Serviço (ISS) para as empresas do setor de call center.

 

“As empresas de call center são grandes empregadoras e têm um papel muito importante neste número. Além disso, de modo geral, são estas empresas que dão a oportunidade do primeiro emprego a quem quer ingressar no mercado de trabalho. Mas além destas, temos buscado estreitar os laços com todas as empresas, de todos os portes”, frisou o coordenador.

 

No ano de 2014 também foram registrados 7.565 novos inscritos no Sine-JP, o que corresponde a uma alta de 13,98% sobre o exercício anterior.

 

Capacitação – Adenio Neto destaca que o número de capacitações dobrou de 2013 para 2014, passando de 507 para 1 mil. “Em parte, isto se deve ao trabalho realizado na Feira Municipal do Trabalho, em que 300 pessoas foram capacitadas nas oficinas e minicursos oferecidos no evento, em áreas diversas como comércio eletrônico, mídias digitais, empreendedorismo, turismo, gastronomia, eventos, construção civil e saúde. A Feira foi muito importante por proporcionar esta capacitação, principalmente para quem ainda não tinha experiência empregatícia”, disse o coordenador do Sine-JP.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025