Uma pesquisa do Reclama Aqui indica que o número de reclamações a respeito das promoções da Black Friday diminuíram 33% em comparação ao ano passado. Entre as 18h de quinta-feira (24) e a meia-noite de sexta (25), foram registradas 2.912 queixas na plataforma. No ano passado, o número chegou a 4,4 mil. As informações são do G1.
A pesquisa indica que mais clientes fizeram pesquisa sobre empresas confiáveis neste ano. As buscas para consultar a reputação das lojas subiram 26% em relação a 2015.
Os principais motivos apontados para reclamações foram propaganda enganosa (22%), divergência de valores (15%); problemas na finalização da compra (12%) ; produto indisponível (7,6%); e promoção, com 6,6%.
Campeão de ocorrências em anos anteriores, a maquiagem de preço foi responsável por apenas 5,4% das queixas.
Repetindo os resultados do ano passado, a loja on-line Kabum! terminou esta edição da Black Friday na liderança com 588 queixas, seguida da Americanas.com, com 249, e Submarino, com 149 reclamações. As empresas não se manifestaram sobre o assunto.
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