Categorias: Economia

O Brasil pode paralisar em 2027

PUBLICIDADE

A trajetória da dívida pública brasileira é sinistra! O atual governo prevê que, em 2027, o crescimento de despesas obrigatórias pode paralisar o governo do país. Isso porque os gastos obrigatórios são tão elevados que podem inviabilizar as despesas discricionárias.

Na prática, teríamos uma paralisia do Estado para investimentos, políticas públicas e imprevistos. Em um cenário assim, pode começar a faltar dinheiro até para despesas obrigatórias. Isso aconteceu com a Argentina que começou a parcelar salários de funcionários, demitir, restringir direitos sociais, etc.

Quais são os motivos para esse estado de coisas? 1) A Constituição brasileira não cabe no orçamento: o Brasil tem que encarar o fato de que criou uma Constituição com tantas obrigações e gastos para o Estado que, além de sufocar a classe média com taxações, é financeiramente inviável para um país com baixa produtividade.

2) O Estado brasileiro é um dos mais engessados do mundo: independentemente de governo, existem inúmeros percentuais carimbados nas despesas públicas, como com saúde, educação, previdência, emendas parlamentares, que impedem qualquer governo de tomar medidas voltadas ao investimento de longo prazo.

3) O Brasil está há décadas com governos que gastam mais do que arrecadam: o Brasil se acostumou a viver no cartão de crédito da dívida pública, de modo que sucessivos governos gastam mais do que arrecadam, sendo o custo da dívida altíssimo inviabilizando o funcionamento do país.

Só um exemplo do cenário financeiramente caótico: para 2026, a previsão de gastos com benefícios previdenciários deve passar de R$ 1,1 trilhão, um aumento de 12% em relação a 2025. Em um ano, um aumento de 12% só com previdência! É óbvio que a situação é insustentável.

Ou o Brasil passa por uma profunda reforma que acabe com privilégios e diminua o tamanho do Estado ou o caminho é se tornar uma Argentina que, de forma traumática, tem precisado de uma motosserra para voltar a funcionar.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

8 de Janeiro Adormecido: Silêncio nas Ruas, Ruído no Discurso!

Já esteve você em um verdadeiro “zum, zum, zum”, onde todos parecem perdidos, perguntando-se o…

12 de janeiro de 2026

Cícero Lucena sai em defesa de Veneziano e não vê apoio de Lula à chapa fechada da base governista na Paraíba

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), saiu…

12 de janeiro de 2026

Damião Feliciano confirma divergência do partido e voto integral na chapa da base governista nas eleições estaduais

O deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) deixou claro nesta segunda-feira (12), que mesmo filiado…

12 de janeiro de 2026

Hugo Motta aponta tendência de apoio do PT à candidatura de Lucas Ribeiro na Paraíba: “Isso será tratado com serenidade”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (12) que há…

12 de janeiro de 2026

Caixa completa 165 anos como um banco público sustentado pela luta de seus empregados

A Caixa completa nesta segunda-feira (12) 165 anos, de olho no futuro e totalmente modernizada,…

12 de janeiro de 2026

Luciano Cartaxo nega ter recebido convites para compor vaga de vice em chapas majoritárias na eleição estadual

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) negou nesta segunda-feira (12), que tenha recebido convites para…

12 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464