Paraíba abre ano com maior volume de vendas do varejo do país, revela IBGE

PUBLICIDADE

As vendas do varejo paraibano abriram o ano de 2023 com a maior taxa de crescimento do País. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (12), mostram que o comércio expandiu 15,9% no volume de vendas em janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, enquanto o País apresentou alta com taxa mais modesta de 2,6%.

Segundo pesquisa do IBGE, além da Paraíba (15,9%), que liderou as vendas frente a janeiro de 2022, os estados do Maranhão (12,9%) e de Tocantins (11%) apresentaram os melhores resultados do País. Já entre os resultados negativos na comparação interanual, destacam-se Rio de Janeiro (-2,2%), Paraná (-1,4%) e o Pará (-1,3%).

Frente a janeiro de 2022, segundo o IBGE, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta nas vendas: Combustíveis e lubrificantes; Livros, jornais, revistas e papelaria; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, Vestuário e Calçados; e Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Já as duas atividades com as vendas em queda foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

PB TEVE MAIOR ALTA EM 2022 – A pesquisa do IBGE também divulgou, nesta quarta-feira (13), os resultados do comércio varejista no acumulado dos 12 meses do ano passado. A Paraíba apresentou a maior taxa de crescimento do varejo entre as 27 unidades da federação do País, com a alta expressiva de 13,9% no ano de 2022, enquanto o país registrou alta de apenas 1%.
Além da Paraíba, apenas Roraima (11,1%) apresentou alta no ano passado acima de dois dígitos no varejo.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, a Paraíba registrou a segunda maior taxa do País em janeiro com expansão de 13,9%, ficando atrás apenas do Espírito Santo (14,1%), enquanto o País apresentou uma leve alta de 0,5%. O IBGE também divulgou os resultados do comércio ampliado do ano passado. A Paraíba registrou a maior taxa de crescimento com 8,4% enquanto o País amargou uma queda de 0,6%.

No varejo ampliado ainda, a comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 teve resultados positivos em 10 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (14,1%), Paraíba (13,9%) e Acre (12,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram oito Estados, com destaque para Pernambuco (-15,4%), Bahia (-7,7%) e Pará (-6,7%).

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024