Os paraibanos conquistaram os lojistas e turistas que visitaram o 8º Salão de Artesanato de Brasília superando recorde com a venda de R$ 30 mil em peças artesanais produzidas pelos artesãos de 80 municípios cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), do Governo do Estado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pela coordenação do salão.
O evento, encerrado nesse domingo (8), reuniu várias tipologias e trabalhos de artesãos de todo o país, inclusive do exterior, como índia, Indonésia, Senegal, Síria, Turquia e México. A Paraíba foi o estado homenageado resultando na venda de 854 peças feitas em cerâmica, couro, madeira, fibra, renda renascença, tecelagem, fios, metal e algodão colorido.
“Tivemos um aumento de 127% nas vendas, em relação ao ano passado, nossos artesãos ficaram bastante satisfeitos com a experiência e recebemos todo o apoio através da secretaria de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília”, ressaltou a gestora do PAP, Lu Maia.
Nesta edição, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, foram recebidas cerca de 80 mil pessoas que puderam ver de perto o trabalho de alguns mestres paraibanos, como a rendeira de labirinto, Antônia Mendonça; o quilombola de argila, Sérgio Teófilo, bem como a artesã pessoense Lindalva Maria Nery, reconhecida nacionalmente em publicações e museus por suas tradicionais bruxinhas, bonecas e elementos folclóricos feitos em retalhos de pano.
Salão de Artesanato da Paraíba – A pouco mais de um mês para o início do 23º Salão de Artesanato da Paraíba, diversos profissionais entre artesãos, arquitetos e decoradores trabalham nos preparativos do evento, que vai ser realizado de 8 a 31 de janeiro de 2016, sem interrupção, no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.
Como ressalta o tema “O espaço é do povo e o algodão colorido é paraibano”, a organização escolheu o algodão colorido para ser a tipologia homenageada. Os visitantes poderão conferir os estandes no horário das 14h às 22h. A entrada será gratuita.
Secom-PB