A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba conta com 10,6 mil empresas ativas na área da saúde e 48,4% ficam na região da mata do estado

Paraíba conta com 10,6 mil empresas ativas que trabalham na área da saúde, sendo que 5.130, o que representa 48,8% do total, estão concentradas na mesorregião da mata do estado. Isso significa que, no estado, existe uma proporção de 605 habitantes para cada empresa do segmento. Além disso, 91,22% dos negócios em atividade no segmento estão no setor de serviços, enquanto 8,66% atuam no comércio. Os dados são de boletim técnico produzido pelUsina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios.

De acordo com a publicação, 92,8% das empresas estão classificadas como pequenos negócios, sendo 161 microempreendedores individuais, 5.369 microempresas e 696 empresas de pequeno porte. O tempo médio de vida das empresas, ou seja, o tempo que decorre entre a sua abertura, funcionamento e fechamento, chega a 4,32 anos no segmento da saúde, conforme o levantamento.

O boletim traz, ainda, informações sobre as atividades mais representativas que atuam na cadeia do segmento. Entre as principais, estão comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas, com 2.123 estabelecimentos; comércio varejista de artigos de ótica, com 1.778 negócios; atividade médica ambulatorial restrita a consultas, com 1.298 empresas; atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio, com 1016 negócios; e atividade odontológica, com 991 clínicas.

O analista técnico do Sebrae/PB, Ismael Nóbrega, ao avaliar os dados do boletim, afirmou que atualmente há uma revolução nos serviços de saúde, principalmente no tocante ao uso de tecnologias, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 forçou, de certa forma, uma transformação digital na área. “Os empresários do setor enxergam, agora, novas oportunidades, seja no atendimento de serviços e exames especializados, seja na atenção ao bem-estar. Essas oportunidades estão se refletindo em novos negócios”, destacou.

Neste sentido, segundo o analista, o Sebrae/PB já conta com consultorias que atendem a diversas clínicas, contribuindo para gerar eficiência operacional e inovação tecnológica em setores como atendimento e telemedicina, por exemplo. A partir deste mês, a instituição vai enviar, por e-mail, consulta a empresários que atuam na área da saúde com o intuito de saber suas principais dores e desafios no dia a dia do negócio, como forma de fazer um diagnóstico focado e específico e, a partir disso, ofertar consultorias que possam contribuir de maneira diferenciada para o setor.

Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe