Categorias: Economia

Paraíba contabiliza mais de 8 mil novos pequenos negócios nos primeiros seis meses de 2020

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Levantamento realizado pelo Sebrae aponta crescimento de 5% no primeiro semestre deste ano

Apesar das inúmeras dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus, que continua a provocar uma série de impactos de ordem social e econômica, os pequenos negócios seguem em expansão no estado. É o que indicam dados divulgados pelo Sebrae Paraíba, que apontam, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 5% no número de pequenos negócios optantes do Simples Nacional no estado, o que representa um total de 8.893 novos negócios registrados em um período de seis meses.

De acordo com os dados, em 31 de dezembro do ano passado a Paraíba contava com 176,8 mil pequenos negócios optantes do Simples Nacional, número que passou a ser de 185,7 mil no último dia 30 de junho. Considerando apenas a categoria do microempreendedor individual (MEI), os dados indicam um crescimento ainda maior, de 8,4%, uma vez que no dia 31 de dezembro o estado contava com 130,1 mil MEIs optantes do Simples Nacional, número que em 30 de junho passou a ser de aproximadamente 141 mil empreendedores.

Já em relação às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba indica uma redução de 4,4% no número de optantes do Simples Nacional no estado nos últimos seis meses. De acordo com os números, a Paraíba contava com 46,7 mil microempresas e empresas de pequeno porte em 31 de dezembro, número que passou a ser de 44,6 mil no final de junho.

Para a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, os números refletem, entre outros aspectos, as mudanças provocadas pela pandemia no mercado de trabalho. “Durante o primeiro semestre nós percebemos um crescimento no número de negócios abrindo nesse período de pandemia do coronavírus. Muitas pessoas perderam seus empregos e acharam que era hora de investir no próprio negócio, então muitos pegaram seus recursos, como o seguro-desemprego, e começaram a pensar em que atividade colocar”, afirmou a analista, ao destacar que os novos negócios, ideias e serviços devem ser uma tendência nos próximos meses.

Redação com Assessoria

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