Levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), trouxe nesta semana que as usinas de açúcar e etanol da Paraíba concluíram a safra 2023/2024 na segunda quinzena de junho após moerem 7,3 milhões de toneladas de canade-açúcar, resultando na produção de mais de 230 mil toneladas de açúcar e 381 milhões de litros de etanol. Com isso, o estado alcançou o posto de segundo maior produtor de etanol do Nordeste, atrás apenas de Alagoas (468 milhões de litros), de acordo com o Sindalcool-PB.
A Paraíba destacou-se também na moagem de cana, ocupando o terceiro lugar na região Nordeste. Atualmente, o estado se encontra em período de entressafra, com a previsão de início da safra 2024/2025 para meados de agosto. Nos primeiros seis meses deste ano, o setor exportou mais de 52 mil toneladas de açúcar para 11 países. Os principais destinos foram a República do Congo e os Estados Unidos, refletindo a forte demanda internacional pelo açúcar produzido na região.
Ainda de acordo com o sindicato também se observou um movimento crescente no consumo de etanol, impulsionado tanto pela sua competitividade de preço quanto pela crescente conscientização ambiental entre a população. O consumo acumulado nos primeiros cinco meses de 2024 foi o mais alto desde 2019. Essa safra também registrou o crescimento na produção de açúcar, que pode ser atribuído a vários fatores. A entidade afirma que a imprevisibilidade das políticas de precificação dos combustíveis tem desfavorecido os biocombustíveis, como o etanol, em comparação com os produtos fósseis, e isso tem levado os produtores a focar mais na produção de açúcar.
Além disso, o mercado internacional favorável também desempenhou um papel significativo. A expectativa do sindicato é que a produção continue a crescer nas próximas safras, sem negligenciar a importância do etanol. Veja detalhes: https://sindalcool.com.br/sindalcool-pb-diz-que-reoneracao-sobre-combustivel-fossil-incentivara-abastecimento-com-etanol-na-paraiba/
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…