O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou um repasse de R$ 37,9 milhões para o Estado da Paraíba, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública. O montante, referente ao ano de 2024, foi antecipado em três meses em relação ao ano passado, permitindo que o estado tenha acesso mais cedo a recursos essenciais para ações de segurança.
Outros estados, como Amapá, Santa Catarina, e Rio Grande do Norte, também receberam o mesmo valor, enquanto estados maiores, como São Paulo e Minas Gerais, receberam montantes superiores. No total, o governo federal destinou cerca de R$ 1,084 bilhão a todos os estados e ao Distrito Federal.
Para acessar os recursos, os estados devem ter um plano de segurança local e participar do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Municípios com guarda municipal ou que realizam policiamento comunitário também poderão ser beneficiados, desde que atendam aos critérios do ministério.
Este reforço financeiro chega em um momento estratégico para a Paraíba, que poderá fortalecer suas ações de combate ao crime e ampliar as iniciativas de segurança pública no estado.