A Paraíba o tempo todo  |

PB lidera crescimento do PIB no país; João comemora: “Vamos avançar ainda mais”

Screenshot

A nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) indica que a economia da Paraíba deverá registrar um crescimento de 6,8%, a maior taxa de expansão entre todos os estados brasileiros. Pelo menos é o que aponta a revisão de setembro do estudo “Resenha Regional de Assessoramento Econômico”, realizada pelo Banco do Brasil.

Com a revisão, a taxa de crescimento da economia paraibana continua sendo mais que o dobro do País neste ano (3%) e também sobre a Região Nordeste (3,4%).

A nova revisão do PIB, publicada neste mês de setembro no estudo intitulado “Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil”, mostra que Paraíba, além de manter a maior previsão de taxa de crescimento entre os Estados do País, registrou também o maior crescimento na elevação na taxa entre as duas projeções feitas em maio e, agora, em setembro.

Em maio deste ano, o mesmo estudo já havia apontado que o estado teria a maior previsão de crescimento do país, com uma taxa de 4,8%.

A projeção atual mostra que o crescimento da Paraíba é mais que o dobro da média do Brasil (3%) e também supera a média da Região Nordeste (3,4%). No ranking das maiores taxas de crescimento econômico para 2024, além da Paraíba, destacam-se os estados do Tocantins (5,8%), Amapá (5,8%) e Rio Grande do Norte (4,4%).

Na comparação entre as duas projeções, a Paraíba foi o Estado que mais elevou o crescimento do PIB, com alta de dois pontos percentuais (de 4,8% para 6,8%), liderando também neste quesito entre os Estados. O país subiu 0,8 ponto percentual (de 2,2% para 3,0%), enquanto o Nordeste cresceu 1,3 ponto percentual (de 2,1% para 3,3%).

O setor de serviços na Paraíba é o principal motor da economia estadual, com a expectativa de encerrar o ano com um crescimento de 7,2%, em comparação com a média nacional de 3,3% e a do Nordeste de 3,8%.

O estudo também ressalta que, em relação ao setor de serviços, investimentos significativos estão sendo realizados em infraestrutura, incluindo as BR-116 e BR-230, apontadas como importantes para o escoamento de produtos. Além disso, os projetos hídricos Canal Acauã-Araçagi, inaugurado em 30 de agosto, também é indicado como fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O governador João Azevêdo comemorou a projeção e frisou que com os investimentos no turismo, capacidade de gestão e saúde fiscal, números podem ser ampliados.

“É a Paraíba vivendo seu melhor momento e a gente podendo compartilhar boas notícias assim. Segundo o Banco do Brasil, o crescimento do nosso PIB será o maior do Brasil. E vamos avançar ainda mais com o nosso turismo decolando e a construção do Polo Turístico Cabo Branco que vai gerar milhares de empregos. Além da nossa capacidade de gestão e saúde fiscal que atrai investimentos, gera desenvolvimento e cria cada vez mais oportunidade para os paraibanos” disse.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe