Categorias: Economia

PB registra 2° maior crescimento do varejo em outubro

PUBLICIDADE

Em cenário ainda de forte recessão econômica, a Paraíba voltou a se destacar nas vendas do varejo do país, segundo informou nesta terça-feira (13) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas do varejo paraibano reagiu em outubro com alta de 0,8% na comparação sobre o mesmo mês do ano anterior, o que representou a segunda melhor taxa do país. Além da Paraíba, apenas Roraima (5,1%) teve crescimento nas vendas em outubro frente ao ano passado. Já o comércio brasileiro teve um forte recuo de 8,2%.

Segundo o IBGE, das 26 unidades de federação e do Distrito Federal, apenas Roraima e a Paraíba tiveram taxas positivas no varejo em outubro frente ao ano passado. Já as unidades que registraram as maiores quedas foram Pará (18,7%), Amapá (16,9%) e Rondônia (15,4%). Na comparação de setembro para outubro, as vendas do varejo paraibano também cresceram 1,4%, enquanto o país manteve queda de 0,8%.

No acumulado de janeiro a outubro, o comércio varejista da Paraíba reduziu a queda no volume de vendas de 4,0% para -3,2%. O índice é inferior no país apenas aos Estados de Roraima (+1,2) e de Minas Gerais (-1,5%), mostrando resistência no segundo ano de forte recessão econômica e sem retomada de crescimento. O país teve um agravamento na retração do varejo, chegando agora no acumulado de dez meses a queda de 6,7%.

A gerente de Serviços e Comércio do IBGE, Isabela Nunes Pereira, revelou que “a estabilidade no pagamento dos servidores públicos do Estado deve ter uma relação direta com o resultado do varejo”. Um terço das riquezas geradas na Paraíba vem da administração pública, o que mostra ainda uma forte participação e relação do setor público na economia do Estado.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PRF na Paraíba intensifica ações e flagra condutores embriagados, prende foragidos da Justiça e recupera moto adulterada

O fim de semana foi marcado por uma intensa atividade da Polícia Rodoviária Federal (PRF)…

21 de outubro de 2024

Ministério Público investiga suposta compra de votos envolvendo Cássio em CG

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com um pedido na Justiça para investigar uma denúncia…

21 de outubro de 2024

De gari a prefeito: paraibano é o único da categoria a vencer disputa por prefeitura nas eleições de 2024; confira a cidade

Nerivan Alvares de Lima, conhecido como Nerivan Gari (MDB), foi eleito prefeito de Caraúbas (PB)…

21 de outubro de 2024

Ex-candidato do UP à PMJP decide pela neutralidade no 2º turno em JP: “Voto nulo”

O ex-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo partido Unidade Popular (UP), Yuri Ezequiel, anunciou…

21 de outubro de 2024

TRE-PB anula posse de Raíssa Lacerda na CMJP e determina convocação de Renato Martins

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) anulou, nesta segunda-feira (21), a posse da vereadora…

21 de outubro de 2024

Cícero celebra liderança na mais recente pesquisa PB Agora/Datavox, mas alerta: “A eleição só termina na apuração”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comemora os resultados da mais recente pesquisa…

21 de outubro de 2024