Categorias: Economia

PENSE: Palestra sobre crise dos combustíveis abre ciclo de debates

PUBLICIDADE

O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (8), a primeira palestra da edição 2018 do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba. Com o tema O Petróleo é nosso – Para quê?, a palestra abordará a crise de combustíveis enfrentada pela sociedade brasileira. O evento será realizado no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa, a partir das 10h, com entrada gratuita.

O palestrante convidado é Adilson Oliveira, graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Já o mediador será Nelson Rosas Ribeiro, graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e professor voluntário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na palestra “O Petróleo é nosso – Para quê?” serão abordadas as seguintes questões: crise de combustíveis – tragédia anunciada de uma política equivocada; A Petrobras como patrimônio nacional, fator de desenvolvimento e objeto de interesses internacionais; Crise, limites e horizontes da política energética brasileira: o centro e a periferia no Brasil sob o signo da desigualdade e do vazio estratégico; Por um desenvolvimento econômico e social sustentável; Estado, sociedade e mercado: tensões, disputas e equilíbrios.

O coordenador do Pense, João Eduardo, destaca que o evento terá a mesma dinâmica das edições de 2017. “São palestras que têm como principal objetivo fazer a sociedade refletir sobre grandes temas do seu interesse, como é a questão dos combustíveis. São palestrantes de fora e mediadores da Paraíba, que vão interagir com o público presente ao evento”, disse.

Perfil dos convidados – Adilson Oliveira é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Ciências Aplicadas pela University of Sussex, Grã-Bretanha e doutor em Economia pela Université de Grenoble, França.

Adilson participou da criação da Área Interdisciplinar de Energia da COPPE/UFRJ, onde permaneceu até 2002, quando se transferiu para o Instituto de Economia da UFRJ, no qual criou e coordenou o Grupo de Pesquisa em Energia e se aposentou como professor titular.

Já Nelson Rosas Ribeiro é graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor voluntário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O mediador tem Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) pela Universidade de Paris Nanterre e doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, sendo atualmente professor aposentado pela UFPB, onde exerce a função de professor voluntário.

Nelson ainda tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria marxiana, economia brasileira, ciclo econômico, globalização e contas nacionais.

 

Redação com Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secitec, UFPB, AMIDI, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação no sábado

Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…

26 de novembro de 2024

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024