Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba

PUBLICIDADE

Setores de serviço, comércio e construção foram os que mais ofertaram novas vagas, de acordo com o relatório do Caged, divulgado nesta terça-feira (5)

As micro e pequenas empresas tiveram mais um saldo positivo na geração de novas oportunidades de emprego na Paraíba, somando 2.540 vagas no último mês de setembro. De acordo com o levantamento do Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça-feira (5), os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 70% dos novos postos de trabalho no estado durante esse período.

A gerente da Unidade de Gestão Estratégia e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, reforçou a importância econômica e social dos pequenos negócios para o desenvolvimento do estado. “As micro e pequenas empresas (MPEs) da Paraíba têm um papel central na geração de empregos e na redução das desigualdades sociais. Ao absorver mão de obra e ampliar oportunidades de trabalho, as MPEs não só contribuem para a redução do desemprego, mas também promovem uma distribuição mais equitativa de renda”, disse.

Além das micro e pequenas empresas, o Caged traz dados das médias e grandes empresas, que geraram 945 postos de trabalho em setembro. Já na administração pública, o levantamento aponta a perda de uma vaga.

Considerando o acumulado dos nove meses do ano, os pequenos negócios foram os responsáveis por 19.348 novos postos de trabalho, 3.729 vagas a mais do que o ofertado no mesmo período de 2023. Já as médias e grandes empresas somaram 4.638 vagas este ano e a administração pública aparece com 25 oportunidades.

Para Ivani Costa, para que os pequenos negócios continuem crescendo e oportunizando novos postos de trabalho é preciso promover ações de incentivo aos empreendedores, como capacitações e acesso ao crédito. “Esse suporte não só favorece o ambiente de negócios como também sustenta um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e inclusão social no estado”, acrescentou.

Setores – De acordo com o Caged, no mês de setembro os setores que apresentaram o maior número de vagas de emprego nas micro e pequenas empresas foram serviço (980), comércio (613) e construção civil (556). Já com relação às médias e grandes empresas, o maior quantitativo de postos de trabalho ocorreu nos setores de serviços (679) e na indústria de transformação (643).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Time de Sergipe pede exclusão de bets: “Não atendem os requisitos éticos”

O futebol brasileiro está repleto de patrocínios de casas de apostas. Essas empresas investem valores…

11 de abril de 2025

Cícero Lucena: o cavaleiro sem sela rumo ao Palácio da Redenção

Prefeito de João Pessoa sinaliza possível candidatura ao governo da Paraíba em 2026 com histórico…

11 de abril de 2025

Cabo Gilberto revela que oposição quer transformar projeto de anistia em PEC na Câmara dos Deputados

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) revelou nesta sexta-feira (11), uma nova estratégia da oposição…

11 de abril de 2025

Veneziano defende gestão Bruno, em CG e destaca: “Há muitas conquistas a serem apresentadas”

O presidente do MDB e senador da República, Veneziano Vital do Rêgo disse em entrevista…

11 de abril de 2025

Tradição: encontro das imagens de Nossa Senhora e do Senhor dos Passos acontecerá nesta sexta na Praça dos Três Poderes

A Procissão dos Passos, também conhecida como Procissão do Encontro, será um dos momentos marcantes de…

11 de abril de 2025

Lucas Ribeiro descarta disputa com Cícero Lucena e prega diálogo no PP para 2026: “Não há nenhum tipo de constrangimento”

Com o olhar voltado para as eleições de 2026, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro…

11 de abril de 2025