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Pequenos negócios: mais de 70% dos empreendedores paraibanos utiliza canais digitais para vender

Informação faz parte da pesquisa ‘Pulso’, realizada pelo Sebrae, que está em sua sexta edição. Gerente da instituição destaca dicas para uma boa presença digital

Seja como parte de uma estratégia de relacionamento com o público ou para a realização de vendas, a internet e suas ferramentas, especialmente as redes sociais, estão presentes na maioria dos pequenos negócios da Paraíba. É o que indica a sexta edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae para monitorar a realidade de micro e pequenas empresas de todo o país.

Realizada entre os meses de fevereiro e março, a sexta edição da pesquisa entrevistou, na Paraíba, 93 empresários, entre microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Desse total, 73% afirmaram que utilizam redes sociais, aplicativos e outras ferramentas da internet para a realização de vendas, enquanto 27% disseram não contar com essa modalidade de venda em seus negócios.

Apesar de ser expressiva, essa presença digital dos pequenos negócios precisa ser planejada e ocorrer de forma estratégica, conforme alerta o gerente de relacionamento digital do Sebrae/PB, João Jardelino. Segundo ele, se bem utilizadas, essas ferramentas podem ser importantes aliadas das micro e pequenas empresas.

“Vender pela internet é uma prática já comum entre os empresários, mas se utilizadas algumas estratégias nós conseguimos aumentar a eficácia dessas vendas. Para isso, a primeira dica é conhecer o seu público-alvo, o que pode ser feito através de pesquisa de mercado, para entender melhor quem é esse público e onde ele está na internet, principalmente nas redes sociais”, explicou João Jardelino.

Ainda conforme o gerente, ao conseguir identificar o seu perfil de público, o empreendedor terá uma base consistente para elaborar um plano de marketing e suas metas. “É preciso criar conteúdos que interessem a esse público, como imagens e vídeos de alta qualidade. Além disso, também é importante ter um conteúdo educativo, que ofereça valor ao consumidor, como tutoriais e dicas de uso, o que ajuda muito a engajar os potenciais clientes”, pontuou o gestor.

Outra dica importante para os pequenos negócios que utilizam a internet com a finalidade de vender ou se relacionar com o público é a constância dos conteúdos. “A empresa precisa ser consistente e regular nas postagens. Por essa razão, é fundamental que o empresário estabeleça um cronograma para isso, buscando manter a audiência engajada. Por fim, uma última dica, e não menos importante, é justamente a relevância de interagir com seu público. Responda os comentários, mande mensagens diretas para criar uma conexão pessoal e crie outras estratégias que mantenham o seu público engajado”, concluiu João Jardelino.

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