Categorias: Economia

Pesquisa aponta que população do interior é a mais satisfeita com a vida

PUBLICIDADE

O Índice de Satisfação com a Vida, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), constatou que a população mais satisfeita com a vida reside nos municípios do interior do país. Foi lá onde se atingiu maior pontuação, 66,9 pontos, de uma escala de 0 a 100. Os menos satisfeitos são os que vivem nas periferias, 62 pontos. A pontuação obtida por residentes nas capitais ficou em 64,7 pontos.

 

Também é no interior onde se tem menos medo de perder o emprego, segundo o Índice de Medo do Desemprego. Lá o índice registrado ficou em 64,5 pontos, enquanto nas capitais e periferias esse índice ficou em 67,5 pontos.

 

O brasileiro estava com menos medo de perder o emprego em dezembro do que em setembro de 2017. No entanto, segundo o Índice de Medo do Desemprego e o Índice de Satisfação com a Vida, divulgados nesta sexta-feira (5/1) pela CNI, o brasileiro está mais preocupado com essa possibilidade, se comparado a dezembro de 2016.

 

De acordo com o levantamento, o índice relativo a medo de desemprego estava em 65,7 pontos em dezembro de 2017. O valor representa uma queda de 2 pontos em relação a setembro do mesmo ano. Na comparação com dezembro de 2016, no entanto, o índice representa uma alta de 0,9 ponto – o que significa que o medo do desemprego aumentou.

 

De acordo com a CNI, o valor está “muito acima da média histórica”, que é de 48,8 pontos, e que a alta de 0,9 ponto indica “persistência da insegurança em relação à recuperação do mercado de trabalho". A economista da CNI Maria Carolina Marques justifica essa alta explicando que o emprego reage “de forma defasada” à recuperação da economia, e que as empresas contratam somente quando têm segurança de que o crescimento será sustentado.

 

"A população percebe essa demora na reação do mercado de trabalho e o medo do desemprego continua elevado. À medida que o crescimento econômico se mostrar sustentado, o resultado no emprego deve aparecer com maior intensidade e o medo do desemprego deve ceder", disse a economista.

 

A pesquisa da CNI apontou também que a satisfação do brasileiro com a vida diminuiu entre setembro e dezembro do ano passado, atingindo 65,6 pontos em dezembro. O valor é 0,4 ponto menor do que o registrado em setembro e 1,2 ponto abaixo do registrado em dezembro de 2016. O Índice de Satisfação com a Vida é também inferior à média histórica, de 69,9 pontos.

 

O levantamento da CNI, realizado a cada três meses, foi feito entre 7 e 10 de dezembro de 2017, com 2 mil pessoas, em 127 municípios.

 

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: mãe que decapitou o filho segue internada em estado grave no Trauma

Maria Rosália Gonçalves Mendes, de 26 anos, segue internada na UTI do Hospital de Emergência…

23 de setembro de 2024

Traumas de JP e CG registram mais de 1.300 atendimentos no fim de semana

Durante o fim de semana, as unidades de saúde do Hospital de Emergência e Trauma…

23 de setembro de 2024

Emerson Machado é demitido da Correio após quase 15 anos; Jaceline Marques também está fora

Os apresentadores Emerson Machado, o 'Mofi' e Jaceline Marques anunciaram, nesta segunda-feira (23), durante o…

23 de setembro de 2024

Tarcísio lidera com 54,1% na pesquisa estimulada para a prefeitura de Gurinhém, aponta Datavox/PB Agora

Nova pesquisa Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta segunda-feira (23), mostra…

23 de setembro de 2024

PB AGORA/DATAVOX: na espontânea, Tarcísio lidera com quase o dobro das intenções de voto de Thiago de Claudino em Gurinhém

O prefeito Tarcísio (PSB), que concorre à reeleição, também lidera com folga na pesquisa espontânea…

23 de setembro de 2024

Gestão de Tarcísio é aprovada por 64% dos eleitores em Gurinhém, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

De acordo com a pesquisa Datavox, realizada em parceria com o portal PB Agora e…

23 de setembro de 2024