Categorias: Economia

Preço de produtos varia até 50% em lojas físicas e na internet

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 Você olha os preços na internet antes de ir ao shopping fazer compras? Deveria. Grande parte dos varejistas que comercializam seus produtos em lojas físicas e no ambiente digital cobram valores diferentes nos dois meios. A diferença pode chegar a quase 50%, conforme um levantamento feito pelo iG em dez estabelecimentos na cidade de São Paulo.

Dos 42 produtos pesquisados, 29% são mais baratos se comprados da mesma empresa pela internet. Na rede Fnac, o DVD da cantora Tinna Turner "Live in Amsterdam", por exemplo, custa R$ 50,50. Mas se você o comprasse no site da empresa no último dia 7 de agosto, pagaria R$ 25,40 por ele, sem contar o frete, que na cidade de São Paulo costuma variar entre R$ 4 e R$ 10.

Na livraria Saraiva, um blu-ray do filme "O Gato de Botas" custava R$ 59,90 na loja física. No ambiente virtual o consumidor pagaria 66% deste valor, fora o frete. Quase metade dos produtos pesquisados na rede de cosmésticos O Boticário custava menos no site, com uma economia em torno de 20%.

A pesquisa do iG também constatou que os preços dos mesmos produtos na internet podem variar bastante de um dia para outro, principalmente devido a promoções passageiras, na pesquisa feita entre 6 e 8 de agosto.

Em 61% dos casos, os itens consultados possuíam igual valor nos dois canais de compra. É o caso de lojas como Renner, Authentic Feet, Zelo e Chilli Beans, que trabalham com preços tabelados. Peças em promoção não foram incluídas.

Apenas quatro produtos da lista (9,5%) eram mais caros nos sites. Um tablet da Samsung, modelo N8010, de 10 polegadas, gerava uma economia de 17% para quem comprasse na loja física da rede Ponto Frio, custando R$ 1.199. Na internet, o valor anunciado era de R$ 1.439.

Na rede de farmácias Drogasil, um sabonete líquido facial Clean & Clear 200ml, que na loja custava R$ 15,38, saía por R$ 17,55 na internet, um aumento em torno de 13%.

Dependendo da localização do consumidor, o frete da mercadoria pode encarecer a compra final. Mas em 47% dos casos, a entrega na casa do consumidor é gratuita, dentro da amostra pesquisada.

O iG consultou lojas nos segmentos de moda, beleza, eletrodomésticos, artigos para o lar, livrarias, farmácia e brinquedos. A maior variação de preços foi percebida em livros, DVDs e eletrodomésticos. Os itens com preços tabelados, em grande parte, tratavam-se de artigos de moda e cama, mesa e banho.

IG

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