Categorias: Economia

Preços se mantém praticamente estáveis em junho na grande JP, aponta Fecomércio

PUBLICIDADE

O Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de João Pessoa, divulgado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, se manteve praticamente estável no mês de junho de 2017 na comparação com o mês anterior, registrando uma leve inflação de 0,02%. Com este resultado, a inflação acumulada no ano ficou em 1,28% enquanto que, nos últimos doze meses, a taxa acumulada atingiu o patamar de 3,06%, a menor desde dezembro de 2006.

De acordo com o estudo, entre os grupos de despesa que mais contribuíram para a queda da inflação de junho estão os Alimentos (-0,42%) e os Transportes (-0,30%). A diminuição dos preços dos alimentos foi influenciada, principalmente, pelos produtos adquiridos para o consumo doméstico, que ficaram 0,57% mais baratos, com destaque para tubérculos e raízes (-9,63%), legumes e verduras (-4,53%), frutas (-4,09%), leite e derivados (-1,01%) e carnes industrializadas (-0,97%).

A refeição fora da residência ficou 0,23% mais cara. Já a diminuição nos gastos com transportes teve entre os principais responsáveis as quedas nos preços dos combustíveis (-2,51%).

Por outro lado, os gastos com Habitação (0,38%) e Saúde e Higiene Pessoal (0,33%) foram os que registraram as maiores altas. O aumento no grupo Habitação foi reflexo das majorações verificadas nos preços de móveis e artigos domésticos (1,59%) e manutenção do lar (1,08%). Neste último, destacaram-se os reajustes em materiais de construção (1,90%) e materiais hidráulicos (0,32%). E a alta registrada pelo grupo Saúde e Higiene Pessoal foi em decorrência dos aumentos nos preços de produtos para cabelos (2,23%), plano de saúde (1,68%) e medicamentos (0,87%).

Para o cálculo do IPC são analisados 10.500 preços de 1.040 produtos e serviços, coletados em 380 estabelecimentos na RMJP. O indicador tenta refletir o custo de vida das famílias com rendimentos de até 15 salários mínimos mensais. Os produtos e serviços que integram o IPC possuem os seus respectivos pesos de acordo com cada Grupo.



Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pastor suspeito de estuprar adolescentes morre após passar mal em presídio em JP

A diretoria do presídio Silvio Porto, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa, confirmou ontem…

30 de outubro de 2024

Troca de tiros termina com três baleados no bairro Mandacaru, na capital paraibana

A assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que…

30 de outubro de 2024

Vai faltar água em 31 bairros de Campina nesta quarta-feira; veja a relação

A Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) por meio da sua assessoria de…

30 de outubro de 2024

Confira como ainda é possível alterar seu local de prova do Enem

Se você ainda pretende mudar seu local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino…

30 de outubro de 2024

Presidente do PSDB/PB quer Romero candidato ao Governo em 2026 e estipula prazo para definição do deputado

O presidente estadual do PSDB, Fábio Ramalho, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29), manifestou…

29 de outubro de 2024

SUCESSÃO: Lira atrasa tramitação do PL da Anistia e gesto é visto como aceno para que PT apoie candidatura de Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em uma ação interpretada como tentativa…

29 de outubro de 2024