Maior banco da América Latina e responsável por abocanhar praticamente todos os programas sociais do governo federal, a Caixa Econômica Federal, completa nesta sexta-feira (12/01), 163 anos de fundação. Como forma de marcar a data, o presidente do banco, o paraibano Carlos Vieira Fernandes, anuncia uma série de medidas que visam impulsionar ainda mais o desenvolvimento do País.
Ao PB Agora, Carlos Vieira antecipou algumas das medidas a serem anunciadas nesta sexta. Melhor acesso ao crédito, flexibilização nas negociações, condições especiais em aquisição de cartões e seguros, são algumas das medidas que visam promover o desenvolvimento social, gerar novas oportunidades no mercado financeiro, e alavancar a economia nacional.
O pacote de vantagens para clientes pessoa física e jurídica inclui condições especiais em cartões, seguros, fundos de investimento, entre outros produtos e serviços. As condições estão disponíveis para os clientes a partir desta segunda-feira (8).
“Nestes 163 anos, apresentamos ao país um banco cada vez mais sustentável, moderno e eficiente. Somos o maior banco da América Latina e temos orgulho em oferecer condições diferenciadas para os nossos clientes. Estamos sempre ouvindo as necessidades das pessoas para encontrarmos processos e soluções que os coloquem no centro das transformações que precisamos alcançar”, afirmou o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
Para clientes pessoa física:
Para as pessoas físicas, o Cartão de Crédito será concedido a isenção da 1ª anuidade aos cartões contratados no período de 8 a 12 de janeiro, podendo se tornar vitalícia caso o cliente atinja o gasto mínimo indicado para cada cartão até o final de junho de 2024. Além disso, exclusivamente no dia do aniversário da Caixa, haverá bonificação turbinada para todos os resgates de pontos do Programa de Pontos Caixa.
Durante a semana do aniversário do banco, os clientes podem comprar moeda estrangeira sem pagar tarifas. A contratação é feita em agências autorizadas.
Além do mais, os investimentos feitos no período de 8 a 31 de janeiro, nos fundos de investimento selecionados terão valor reduzido de 33% a 50%.
As medidas também favorecem o CDC (Crédito Direto CAIXA). Para contratação desse produto de 08 a 12 de janeiro, o cliente terá um desconto de 5% na taxa de juros. A linha de crédito tem um prazo de até 72 meses, com uma taxa inicial a partir de 3,01% ao mês.
Em relação à seguridade, haverá condições diferenciadas em consórcio, seguro de vida, capitalização, previdência, seguro auto e seguro rural.
Para Clientes Pessoa Jurídica:
Sobre o crédito, o cliente tem condições especiais nas taxas de juros em linhas de crédito para investimentos e capital de giro. São diversas soluções de crédito para contratar, conforme a necessidade da empresa, com taxas a partir de 0,99% ao mês.
Em 12 de janeiro, haverá redução nos valores da cobrança bancária, com preços mais competitivos. Em relação à Azulzinha, de 08 a 31 de janeiro, a Azulzinha terá preços competitivos e vantagens exclusivas, como cashback de aluguel.
Durante o mês de janeiro, os clientes que contratarem o Caixa Alimentação ou Refeição, ganham retorno percentual sobre a carga realizada nos cartões em pontos para utilização no marketplace da CAIXA Pré-Pagos em produtos que envolvam alimentação/segurança/saúde do trabalhador. A condição mínima é a contratação de cinco cartões.
No caso da Seguridade, haverá condições diferenciadas para Pessoa Jurídica em consórcio, seguro de vida, capitalização, previdência, seguro auto, multirrisco, seguro rural e seguro saúde.
Para Clientes Agronegócio o PRONAMP CAIXA,, também terá taxas a partir de 7% para financiar a produção.
Fundada no dia 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II por meio do Decreto nº 2.723, a Caixa desde os seus primórdios, caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. Maior banco da América Latina, a Caixa sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.
Desde sua criação, a Caixa não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 04 de agosto de 2021. Além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, o banco comandado atualmente por um paraibano, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.
Por decreto federal, o banco detém o monopólio das Loterias Federais desde 1961. Em 1969, o Decreto-Lei Nº 759 constituiu a CAIXA como uma empresa pública, recebendo obrigações e deveres focados em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.
Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e se tornou o maior agente nacional de financiamento da casa própria e financiadora do desenvolvimento urbano, principalmente saneamento básico. Tornou-se ainda o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Em 1990, iniciou a centralização das contas do FGTS.
Hoje, a Caixa é o maior banco da América Latina com 150 milhoes de clientes, 84 mil empregados e está presente em mais de 99% dos municípios do país. O banco conta com 4,3 mil agências e postos de atendimento, 22,2 mil lotéricos e correspondentes CAIXA Aqui, 10 agências-caminhões, 2 agências-barco e 1 contêiner automatizado. Além disso, o banco disponibiliza à população 26,2 mil Terminais de Autoatendimento (ATM’s) disponíveis nos postos e salas de autoatendimento, além de 24,1 mil terminais da Rede Banco 24 horas.
Carlos Vieira enfatizou que a história da Caixa Econômica Federal do Brasil é marcada pelo o desenvolvimento econômico, social e político brasileiro. Hoje, a Caixa, conforme destacou o presidente, tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade de acreditar nas pessoas.
O atual presidente, o paraibano Carlos Vieira, assumiu a Caixa com a promessa de induzir crescimento econômico da Caixa, acelerar o processo de modernização do banco e trabalhar para reduzir as filas principalmente nas agências do interior.
Severino Lopes
PB Agora