O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, discute nesta quinta-feira (17), em João Pessoa, a importância dos pequenos negócios para o fortalecimento da economia local e do país durante o 1º Encontro Paraibano do Movimento Compre do Pequeno Negócio. O evento contará ainda com painel empresarial que apresentará casos de sucesso de empreendedores e produtores rurais paraibanos. O encontro será realizado às 15h na casa de recepções da Sonho Doce, na Praça da Independência, em João Pessoa.
O Encontro Paraibano do Movimento Compre do Pequeno Negócio faz parte das ações da mobilização nacional Compre do Pequeno Negócio na Paraíba. A iniciativa tem promovido, em todo o país, uma série de atividades voltadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância de adquirir produtos e serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas. Até o dia 26 de setembro, em todo o país e nas cidades paraibanas que contam com agências regionais do Sebrae, serão promovidas capacitações, palestras, encontros e apresentações artísticas que irão mostrar tanto ao pequeno empresário quanto ao público como as micro e pequenas empresas podem contribuir para o desenvolvimento da economia local.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, acredita que a participação do presidente do Sebrae Nacional nas ações da instituição na Paraíba irá impulsionar o engajamento de instituições, sociedade e a imprensa no movimento. “É fundamental a adesão e debate para que os pequenos negócios tenham vida longa, prosperem e gerem riquezas para a nossa localidade. Precisamos de um ambiente de negócios estabilizado e, nós do Sebrae, estamos fazendo a nossa parte, trabalhando para que as micro e pequenas empresas sejam mais competitivas e inovadoras”, destacou Walter Aguiar.
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, participa ainda, nesta sexta-feira (18), às 9h, da inauguração da Agência do Sebrae Sul , no bairro de Mangabeira. A nova unidade na capital paraibana espera atender os mais de 10 mil empresários proprietários de pequenos negócios nos 25 bairros da Zona Sul de João Pessoa, além dos empreendedores dos municípios de Alhandra, Caaporã, Conde, Pitimbu e Pedras de Fogo.
A campanha tem o dia 5 de outubro (Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa) como o ápice do movimento. “A campanha não termina neste dia. O movimento será incorporado ao nosso calendário e o 5 de outubro será uma data de incentivo ao consumo nos pequenos negócios”, explicou a coordenadora estadual do movimento, Marielza Rodrigues. Ela acrescentou que a adesão à campanha pode ser feita no site www.compredopequeno.com.br no link “Cadastre-se”.
Semana de Capacitação
Durante a Semana de Capacitação, que será realizada entre os dias 21 e 26 de setembro, serão promovidas diversas atividades voltadas para os pequenos empresários nas 11 agências do Sebrae no Estado. Em João Pessoa, estão previstas ações do movimento durante a 48ª Exposição Agropecuária de João Pessoa, que será realizada de 20 a 27 de setembro, no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo, além de apresentação teatral “As aventuras do dinheiro voador” como o grupo teatral Quem tem boca é pra gritar, no dia 5 de outubro, no estacionamento do Shopping Sebrae.
Em Campina Grande, o 6° Encontro Nacional de Centrais e Redes de Negócios (Enacen), que acontece nestas quarta (16) e quinta-feira (17), também terá ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. A cidade também terá a apresentação teatral “As aventuras do dinheiro voador”, no dia 24 de setembro, na Praça da Bandeira.
Além de João Pessoa e Campina Grande, estão programadas atividades nas cidades de Mari, Cajazeiras, Itaporanga, Pombal, Sousa, Monteiro, Guarabira, Araruna e Patos. Para mais informações sobre as atividades do Movimento Compre do Pequeno Negócio basta acessar http://www.compredopequeno.com.br/parceiro e acessar o link “Agenda”. Nesta página, está disponível toda programação estadual da mobilização.
Pequenos Negócios na Paraíba:
– Os pequenos negócios são a base da nossa economia.
– Na Paraíba, somam quase 120 mil, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Além de 70 mil produtores rurais.
– Juntos, correspondem a 99% do universo empresarial paraibano e representam quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
– Os pequenos negócios geram 56,3% dos empregos formais na Paraíba e 51% da remuneração do Estado.
Programação do 1º Encontro Paraibano do Movimento Compre do Pequeno Negócio
15h – Abertura com a apresentação cultural – "Dom Quixote"
15h20 – Painel Empresarial – "Empreendedores que transformam"
– Fazenda Mimoso (Paulista)
– Pousada Villa Real (Areia)
– Zeny (João Pessoa)
– Little Dove (João Pessoa)
16h – Movimento Compre do Pequeno – Balanço e expectativas, com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto
16h20 – Diálogos Institucionais e o movimento Compre do Pequeno
17h – Encerramento
Ascom
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (9) estar pronto para assumir…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (9), o Boletim Epidemiológico de…
O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação…
Prestes a ser transferido do Bahia para o Santos, o meio-campista Thaciano anunciou a construção…
Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…
O senador Efraim Filho (União Brasil) revelou nesta quinta-feira (9) a possibilidade de uma aliança…